Câmara de Vereadores de Natal terá sessão solene para homenagear os dentistas pelo seu dia

Os dentistas Eduardo Freire, Ivan Tavares, Aldenísia Albuquerque e Gláucio Morais com o vereador

O vereador Paulinho Freire (PP) recebeu na tarde desta terça-feira, 6, em seu gabinete, na Câmara Municipal de Natal (CMN), no Tirol, os presidentes do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, e o do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte, Ivan Tavares, que foram agradecê-lo pela iniciativa de marcar uma sessão solene em homenagem ao Dia do Dentista, que acontece no dia 25 de outubro.

Além dos presidentes do CRO-RN e do SOERN, a conselheira Aldenisia Albuquerque  e o ex-conselheiro Eduardo Freire, irmão do vereador, participaram do encontro com Paulinho Freire.

Segundo o vereador, a data da sessão ainda está sendo definida, mas deve acontecer entre os dias 25 e 31 de outubro. "A sessão solene é uma forma da Câmara de Vereadores homenagear e reconhecer o trabalho dos cirurgiões-dentistas que cuidam da saúde bucal da nossa população", disse.

Paulinho Freire também está propondo a criação de uma comenda para homenagear os cirurgiões-dentistas natalenses. Os nomes dos homenageados serão indicados pelas entidades, como o CRO-RN, o SOERN, a ABO-RN e a Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, além de vereadores.

A Comenda Odontológica vai receber o nome do cirurgião-dentista Clemente Galvão Neto, que morreu em 2010. Ele foi o primeiro presidente do CRO-RN e vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), além de professor da Universidade Federal do RN e fundador da Academia Norte-rio-grandense de Odontologia e do Museu Dr. Solon de Miranda Galvão.

O Dia do Dentista Brasileiro é comemorado anualmente no dia 25 de Outubro, data do decreto de lei 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, os estados da Bahia e Rio de Janeiro, no ano de 1884.

A data foi oficializada pela resolução 96 do CFO em junho de 1976.

Para o presidente do CRO-RN, a iniciativa do vereador é louvável e vai ser um momento especial para homenagear nomes da odontologia que dedicam o seu trabalho a cuidar da saúde bucal da população natalense em seus consultórios particulares ou nas unidades básicas de saúde da rede municipal.

No Rio Grande do Norte, a categoria odontológica é formada por mais de 4.000 cirurgiões-dentistas. A dentista Ana Clara de Araujo Nogueira, de Caicó, foi a última a receber a sua inscrição no Estado, com o número RN-CD-4158.

No Brasil, são mais de 280 mil dentistas, o que coloca o país na primeira colocação com  maior quantidade de profissionais no mundo. Ou seja, 20% do total de dentistas do globo estão no nosso país.

Se de um lado o Brasil tem mais dentistas do qualquer outro país do planeta, no quesito acesso da população a um consultório dentário, a situação ainda é vexatória.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, do IBGE, cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca adentraram a um consultório, público ou privado, ou seja, 11,7% da população total.

Ainda de acordo com o IBGE, outros 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já utilizam próteses e apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries.

Para o presidente do CRO-RN, mesmo diante dos avanços dos últimos anos com a criação do Programa Brasil Sorridente, do ministério da Saúde, que colocou a odontologia no Sistema Único de Saúde, falta ainda os gestores investirem mais para que as populações mais pobres possam ter acesso a um dentista.

“Em Natal, cerca de 70% da população só tem acesso a um dentista se for na rede pública de saúde, mas a cobertura das cerca de 90 equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família não chega a 45% da população da capital”, destaca Gláucio de Morais.

Além da pouca cobertura das equipes de Saúde Bucal, o presidente do CRO-RN salienta que está faltando a valorização dos profissionais no estado todo, onde os salários pagos pelas prefeituras são aviltantes e revoltantes.

Para o presidente do SOERN, o Dia 25 de Outubro é de comemorações e de reflexões. Comemorações porque a odontologia brasileira é uma das melhores do mundo pela competência de seus profissionais, mas também de reflexões pelos baixos salários pagos aos dentistas, tanto no serviço público como no privado, bem como por parte dos planos de saúde.

O SOERN defende a implantação do salário base regional de R$ 3.152,00 para 20 horas, enquanto a maioria dos municípios do Estado paga um salário de em torno de R$ 2.000,00 para 40 horas semanais.

Dia Mundial do Dentista

No último 3 de outubro foi comemorado o Dia Mundial do Dentista, que surgiu para comemorar a criação do primeiro curso de formação de cirurgião-dentista em Baltimore, Estados Unidos, em 1840.