Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Presidente do CRO-RN participou do 7º. Fórum Descentralizado dos Coordenadores Municipais de Saúde

Presidente do CRO-RN participou do 7º. Fórum Descentralizado dos Coordenadores Municipais de Saúde
O coordenador Municipal de Saúde Bucal de Macaíba, Sérgio Siqueira, na abertura do fórum

A Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba realizou na manhã de sexta-feira, 2, o 7º. Fórum Descentralizado dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal da Grande Natal, que teve a participação do presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, e do coordenador Estadual de Saúde, Marco Aurélio, do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal (Gasb), da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP). O evento foi no salão do Juri Clovis Motta, no Fórum Municipal de Macaíba.

O coordenador Municipal de  Saúde Bucal de Macaíba, Sérgio Siqueira, abriu o fórum saudando todos os colegas coordenadores da Grande Natal.

Nesta quarta-feira, 7, em Santa Cruz, acontece o 7º. Fórum Descentralizado dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal da 5º. Região de Saúde, que reúne 22 municípios. A sede da regional é Santa Cruz.

No fórum de sexta-feira em Macaíba os coordenadores Municipais de Saúde Bucal discutiram temas voltados para a melhoria do atendimento da população nas unidades básicas de saúde e também de assuntos de interesses das equipes de saúde bucal que atuam na Estratégia Saúde da Família nos municípios da Grande Natal.

Alguns municípios como Macaíba, Extremoz, Parnamirim e Natal apresentaram trabalhos realizados pelos dentistas nas unidades básicas e CEO.

A cirurgiã-dentista Dáurea Adília Cobe apresentou o trabalho “Estratégias para o Atendimento Infantil na ESF Mangabeirae (Macaiba)”.

Já a dentista Elaine Regina Lima Silva  abordou a “Promoção à Saúde na ESF CPO Santa Cruz, um Desafio na Atenção Básica”.

O cirurgião-dentista Fernando Leo, que atua no Centro de Especialidades Odontológicas de Macaíba, fez sua apresentação com o tema: “CEO de Macaíba: Ênfase no Diagnóstico e Detecção do Câncer de Boca”.

A cirurgiã-dentista Thayane Meneses Gouveia de Medeiros Freitas desenvolveu sua apresentação sobre o “Panorama e Estratégias de Melhoria para a Saúde Bucal de Extremoz”.

Já “Os Desafios da ESF em Parnamirim” foi o tema abordado pela dentista Yêsa Maria de Oliveira Câmara.

O município de Natal participou do Fórum com o trabalho da cirurgiã-dentista Flávia Pinheiro sobre “Práticas Integrativas e Complementares no Km 6”, que a coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde está incentivando e tem o apoio do presidente do CRO-RN.

Em agosto, Gláucio de Morais e Silva esteve reunido com um grupo de cirurgiãs-dentistas para dar inicio à criação da Comissão das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do CRO-RN.  Fazem parte desse grupo Mauricéa Medeiros, Maria do Socorro Medeiros, Edna Maria Galvão e Flávia Pinheiro.

Em Natal, na rede municipal de saúde, a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Mauricéa Medeiros, informa que, além da unidade básica do Km 6, em Bom Pastor, nas unidades da África (Redinha) e em Santarém,  zona Norte, já têm dentistas usando a PIC no tratamento ao seus pacientes.

Outras Notícias