Goianinha, Macaíba e Natal são os municípios representantes do RN no Prêmio Brasil Sorridente

A Comissão Estadual do prêmio “BRASIL SORRIDENTE”, criado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), juntamente com os Conselhos Regionais de Odontologia, selecionou os municípios do Rio Grande do Norte que vão representar o Estado na competição nacional. Das sete inscrições homologadas, os municípios do Rio Grande do Norte selecionados por grupos de habitantes foram: Goianinha (até 50.000 habitantes), Macaíba (50.001 a 300.000 habitantes) e Natal (acima de 300.001).

A divulgação dos municípios vencedores nos três grupos no prêmio nacional será feita pelo CFO em outubro. Anualmente, três municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal são premiados com consultórios dentários, de acordo com o grupo de habitantes.

Pela primeira vez na história do prêmio, que este ano completa 10 anos, a capital do Rio Grande do Norte se candidatou ao Brasil Sorridente.

Os três municípios vão agora participar da etapa nacional, juntamente com outros municípios brasileiros selecionados em cada Estado pelos conselhos regionais de Odontologia.

“A comissão reconhece e aclama a todos os municípios que se inscreveram neste concurso, entendendo todas as dificuldades que as equipes de saúde bucal têm que enfrentar para propiciar experiências exitosas em saúde bucal no dia a dia do trabalho nos municípios”, diz a presidente da Comissão Estadual do Prêmio Brasil Sorridente, a conselheira Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa.

Segundo a conselheira, estão de parabéns todos os setes municípios que se inscreveram na etapa Estadual. Além das três cidades selecionadas, participaram da avaliação no grupo de até 50 mil habitantes os municípios de Ruy Barbosa (3.686 hab.), Carnaúba dos Dantas ( 6.572 hab), Lagoa Nova (13.983 hab) e Areia Branca (22.530 hab.).

Para Aldenísia, só o fato de se inscreverem, estes municípios já demonstram o compromisso e a vontade de realizar a cada dia ações que melhorem os níveis de saúde bucal dos seus munícipes.

“Aos municípios de Goianinha, Macaíba e Natal ficam os votos de boa sorte dando assim, encaminhamento deste resultado rumo ao concurso nacional que será promovido brevemente pelo CFO”, escreveu a presidente da Comissão Estadual do Brasil Sorridente no relatório final sobre o resultado no Rio Grande do Norte.

A comissão de avaliação para o prêmio contou com a participação dos cirurgiões-dentistas Aldenísia Alves Albuquerue Barbosa (Presidente), Rossana Mota Costa e Jonia Cybele Santos (membros).

A presidente da comissão agradece a todos que participaram deste processo de divulgação e inscrição do prêmio, como o Grupo de Apoio a Saúde Bucal (GASB) da Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP), bem como o Sindicato dos Odontologistas (SOERN) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

Aldenísia também destaca o empenho dos coordenadores municipais de Saúde Bucal na divulgação do prêmio “Brasil Sorridente”, bem com das secretarias municipais de Saúde.

“Esperamos que no próximo ano mais municípios possam participar deste prêmio nacional e que um deles possa ser o grande vencedor pelas ações que realiza na saúde bucal em prol de seus habitantes”, destaca a conselheira do CRO-RN.

O prazo final para os municípios participarem da seletiva estadual foi 31 de julho e agora a comissão vai enviar para o CFO a relação dos municípios representantes do Rio Grande do Norte o Prêmio Nacional do Brasil Sorridente.

Análise dos Municípios

O CRO-RN recebeu inscrição de sete municípios, que passaram por uma avaliação de acordo com critérios do prêmio nacional, que levou em consideração vários aspectos, como financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

De acordo com a análise dos dados acima, até 50.00 habitantes, o município de Goianinha obteve 77 pontos, seguido pelos municípios de Carnaúba dos Dantas (54 pontos), Areia Branca (23 pontos), Ruy Barbosa (21 pontos) e Lagoa Nova (5 pontos).

No grupo 50.001 a 300.000 habitantes o municípios de Macaíba ficou com 63 pontos, sendo o único município a se inscrever nesta faixa de população. E no grupo a partir de 300.001 moradores, o classificado, até por ser também o único a se inscrever nesta categoria, foi o município de Natal com 39,5 pontos.