Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN realiza com sucesso Ciclo de Atualização em Pau dos Ferros

CRO-RN realiza com sucesso Ciclo de Atualização em Pau dos Ferros
Auditório da VI URSAP de Pau dos Ferros recebe dentistas dos municípios da 6ª. Região de Saúde

O Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN) realizou nos dias 30 e 31 de julho, em Pau dos Ferros, o Ciclo de Atualização Científica destinado aos dentistas e profissionais auxiliares da 6ª. Região de Saúde, que contou com a participação do sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN).

Na abertura do evento, que aconteceu no auditório da VI URSAP (Unidade Regional de Saúde Pública), além do presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva, e do Conselheiro Federal Eimar Lopes, ex-presidente do CRO-RN, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, também marcou presença e deu as boas vindas aos cirurgiões-dentistas dos 37 municípios que compõem a 6ª. Região de Saúde.

Veja as fotos da abertura do ciclo clicando aqui.

O prefeito elogiou o Conselho Regional de Odontologia pela realização de mais um evento de reciclagem com os dentistas e auxiliares da região da Tromba do Elefante, bem como colocou a prefeitura a disposição para outras parcerias.

ODONTOLOGIA HOSPITALAR

Na quinta-feira, depois da abertura do ciclo, às 14 horas, aconteceu a mesa redonda “Odontologia Hospitalar” com palestras do professor José Endrigo Tinoco de Araújo e do conselheiro Federal Eimar Lopes, que depois responderam questões sobre o tema. A mediadora foi a diretora do SOERN, Tereza Neuma.

Cirurgião bucomaxilofacial, Endrigo falou em sua palestra sobre interpretações de exames, diagnóstico de alterações orais, procedimentos emergenciais e custo de um paciente num hospital com atendimento da odontologia hospitalar e outro sem este tipo de serviço.

Segundo o palestrante, membro titular do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (CBROHI), em estudos realizados fora do país, um paciente transplantado em um hospital com atendimento odontológico custou menos em comparação a um doente sem este acompanhamento de um dentista. O tempo de internamento também foi reduzido para 34 dias contra 39 dias do paciente sem odontologia hospitalar.

Professor da Universidade Potiguar e membro da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN, José Endrigo mostrou em sua palestra que um paciente internado com atendimento odontológico também teve os custos reduzidos com medicação e alimentação, caindo o  número de dias de consumo de Opióides (fármacos para a dor) e de nutrição parenteral.

INSERÇÃO DO CD NA REDE HOSPITALAR DO RN

O ex-presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, que atua como cirurgião-dentista numa das UTIS do hospital Walfredo Gurgel (HWG), abordou em sua palestra “A Inserção do Cirurgião-dentista na Rede Hospitalar do RN”, uma luta iniciada pelo SOERN em 2010, com a realização do primeiro curso de Capacitação em Odontologia Hospitalar.

Aluno daquele curso, Lopes desde o início deste ano trabalha no HWG e em sua palestra falou desta experiência. Segundo ele, as condições de saúde dos pacientes internados na UTI que atua já melhoraram muito, além de ter caído o número de dias dos internamentos.

O conselheiro Federal mostrou um levantamento da equipe de enfermagem sobre o impacto da higiene bucal nos pacientes entubados e sob ventilação mecânica internados naquele hospital.

“O estudo mostrou que reduziu o custo de internação, a incidência de pneumonia e o mau hálito, bem como aumentou o conforto dos pacientes”, explicou Lopes.

Segundo o cirurgião-dentista, o mais gratificante nesse atendimento depois é receber o reconhecimento da família do internado pelo trabalho realizado. “Dois dos meus pacientes vieram depois a morrer, mas as mensagens de carinho e reconhecimento que recebi de seus familiares me deixaram muito emocionado”, disse Lopes.

Atualmente, na rede hospitalar do estado, de alta complexidade, estão atuando 34 dentistas. Em Natal, três hospitais já têm dentistas: Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Maria Alice. Os hospitais de Parnamirim, Pau dos Ferros, Macaíba e São Paulo do Potengi também já contam com dentistas atuando.

ENCONTRO DOS COORDENADORES DE SAÚDE BUCAL

Na quinta-feira, pela manhã, antes de iniciar o ciclo, a comissão de Políticas Públicas do CRO-RN realizou o último encontro de Coordenadores Municipais de Saúde reunindo os representantes dos 38 municípios da 6ª. Região de Saúde, cuja sede é Pau dos Ferros.

Este encontro marcou o último da série que o CRO-RN realizou em todo o Estado, envolvendo todos os municípios das oito regiões de Saúde. O primeiro encontro foi  realizado em Natal no dia 12 de junho, depois no dias 19 e 16 de junho aconteceram as reuniões em Mossoró e Caicó, respectivamente.

Os temas tratados foram diversos, mas os coordenadores municipais de Saúde Bucal de um modo em geral trouxeram para os encontros os problemas salariais, contratos de trabalhos precarizados, o não pagamento de gratificações de PMAQ, exigência do Ministério Público para cumprimento das 40 horas semanais e situações das unidades básicas de saúde, além da falta de valorização da saúde bucal por parte dos gestores.

A presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN, conselheira Aldenísia Albuquerque, informou que depois destes encontros a próxima fase será elaborar um documento final com as demandas dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal.

“Vamos elaborar uma espécie de Carta dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal e levá-la ao conhecimento das autoridades competentes para que medidas sejam tomadas”, explica ela.

O coordenador Municipal de Saúde Bucal de Goianinha e integrante da CPP, Ruy de Bessa, foi o palestrante dos quatro encontros, onde contou um pouco de sua experiência de gestor. O município de Goianinha é o único do Estado a oferecer o serviço de ortodontia para estudantes da rede municipal de ensino e um dos primeiros a elaborar lei municipal para distribuir gratificação do PMAQ aos componentes da Estratégia Saúde da Família.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO

Além da mesa sobre Odontologia Hospitalar, na quinta-feira, à tarde, na escola de Enfermagem Catarina Siena, o conselheiro do CRO-RN, Héverton Duarte ministrou palestra sobre “Biossegurança” paraos profissionais auxiliares, como ASBs e TSBS, lotando o auditório.

Na sexta-feira, 31 de julho, pela manhã, para os dentistas, aconteceu a palestra sobre “O Tratamento dos Distúrbios do Sono na Odontologia”, com a professora da UnP, Juliana Morais. O local foi o auditório da VI URSAP.

Já para os ASBs e TSBs, a palestra foi com a conselheira Aldenísia Albuquerque, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN, que abordou sobre “Educação em Saúde.

No período da tarde, os dentistas da 6ª. Região de Saúde tiveram a palestra sobre “Laminados, lentes e fragmentos cerâmicos: do planejamento virtual à prática clínica”, com o conselheiro e professor da UnP, Arcelino Farias.

Já os auxiliares, ASBs e TSBs, participaram do concurso “Educação em Saúde”, colocando na prática os ensinamentos do curso da manhã. Os auxiliares, divididos em grupos, fizeram apresentações, e uma comissão julgadora, formada pelos dentistas Ruy Bessa e Luiz Carlos e pela funcionária do CRO-RN, Islena Barreto, escolheu os três melhores trabalhos, que receberam prêmios, como jalecos, livros e CDs.

Outras Notícias