Depois de 30 anos, CFO tem novo potiguar como membro efetivo

Ex-presidente do CRO-RN e atual Conselheiro Federal suplente, o cirurgião-dentista Eimar Lopes de Oliveira foi eleito no último dia 15 de julho como efetivo na assembleia dos delegados-eleitores que elegeu o novo plenário do Conselho Federal de Odontologia (CFO) para o triênio 2015/2018.

Depois de 30 anos, um potiguar volta a ocupar um lugar de destaque no CFO, compondo o plenário como membro efetivo. Antes, em 1985, o doutor Clemente Galvão Neto, já falecido, também foi eleito como titular.

A chapa 1, encabeçada pelo atual presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, dentista do Mato Grosso do Sul, venceu o pleito por 20 votos a 7.

A eleição realizada na sede do CFO em Brasília teve disputa entre duas chapas, a 1 liderada pelo atual presidente, Ailton Morilhas,  e a 2, de oposição, do vice-presidente Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, da Paraíba.

O cirurgião-dentista Eimar Lopes é o segundo profissional da odontologia do Rio Grande do Norte na historia do CFO a ocupar o plenário como membro efetivo desde a sua criação, em 1965.  O primeiro potiguar a fazer parte do plenário do CFO como efetivo foi o cirurgião-dentista Clemente Galvão Neto, já morto, que em 1985 chegou a vice-presidente do Conselho.

Natural de Marcelino Vieira, Eimar Lopes foi presidente do CRO-RN em três gestões (2006/2007, 2008/2009 e 2010/2011) e em 2013 foi eleito Conselheiro Federal do CFO, como membro suplente.

Após a sua eleição, Lopes declarou que a “a vitória da chapa 1 faz resplandecer a esperança de um novo CFO”. Segundo ele, o novo plenário eleito tem convicção de que mudanças terão que acontecer na próxima gestão.

“Um grupo novo que tem como convicção o desejo de mudar a entidade, transformando-a numa instituição de vanguarda nos posicionamentos das demandas que a sociedade exige. Novos Tempos, novos rumos”, declarou Lopes, depois de apurados os votos dos delegados de 26 estados e do Distrito Federal que participaram da eleição.

Depois da posse dos novos membros efetivos do plenário do CFO, que acontece em dezembro, em data a ser definida, o plenário se reúne para eleger o presidente, o vice, o secretário-geral e o tesoureiro. Têm direito a voto apenas os nove membros efetivos.

O ex-presidente do CRO-RN também falou sobre a conquista da vaga de conselheiro efetivo para a odontologia potiguar. "Primeiramente, sinto-me orgulhoso e lisonjeado”, disse Lopes.

“Vindo de onde vim e chegar até aqui, realmente me deixa feliz. Agora não posso esconder que estou ciente da responsabilidade que recai sobre os meus ombros”, afirmou.

Ciente do atual momento que vive o Conselho Federal, o novo conselheiro eleito afirma que “tenho total consciência da situação de extrema delicadeza que atravessa o CFO”, mas também reafirmou a disposição dos novos conselheiros para promover as mudanças que se fazem necessárias.

“Somos nós que agora estaremos o conduzindo, que temos a responsabilidade de promover as mudanças que a categoria e a sociedade exigem, bem como resgatar a imagem do sistema conselhos de odontologia, que foi manchada e maculada no mais profundo de suas entranhas”, disse Lopes.

Finalizando, o novo conselheiro Federal declarou que “estou feliz e orgulhoso, e, nesse momento, tenho que dizer a toda categoria odontológica do Brasil: estou pronto para a luta”.

Conheça os integrantes da chapa vencedora da eleição, que vão compor o Plenário do CFO para o triênio 2015/2018.

Chapa nº 1:

Membros Efetivos