Conselheira do CRO-RN participou de conferências municipais de Saúde como palestrante

A conselheira do CRO-RN, Aldenísia Albuquerque, representante da autarquia no Conselho Estadual de Saúde (CES),  participou de várias conferências municipais de Saúde como palestrante, a convite do presidente do órgão colegiado, Canindé dos Santos, que será o secretário Geral da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN.

As conferências municipais são preparativas para as conferências estaduais e depois a nacional.

Veja as fotos

Os municípios brasileiros realizaram no período de 9 de abril até o 15  de julho as conferências municipais de saúde. No Rio Grande do Norte, as conferências municipais foram realizadas em 165 municípios do Estado, com a organização sendo feita pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), numa parceria com os conselhos municipais.

Depois da realização das conferências municipais, faltando ainda Alexandria (dia 21) e Rafael Godeiro (data a confirmar), com a eleição dos delegados, a próxima fase é a 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN nos dias 16, 17 e 18 setembro de 2015, no Centro de Convenções de Natal/RN.

Já a15ª Conferência Nacional de Saúde acontece nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro de 2015, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília/DF.

O tema da Conferência Nacional é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do povo brasileiro”.

A conselheira do CRO-RN, Aldenísia Albuquerquer, como representante do Conselho no CES, participou ativamente das conferências municipais como palestrante, abordando a “Valorização do Trabalhador e da Educação em Saúde”.

“Estas conferências municipais são espaços legítimos do exercício da cidadania, onde gestores, trabalhadores de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes dos vários segmentos sociais, se reúnem para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes”, explica Aldenísia.

Segundo ela, estas conferências municipais são realizadas atendendo a exigência do Conselho Nacional de Saúde (CNS), tendo o objetivo de discutir nas bases as questões relativas a saúde. Depois das conferências municipais, vem a Conferência Estadual, que é preparativa para Nacional.

O CRO-RN RN, através da sua representação no CES, vem colaborando na preparação e na execução das conferências municipais, tendo a conselheira Aldenísia participado de uma forma mais efetiva como palestrante em diversas conferências.

Segundo Aldenísia, nas conferências que têm sido palestrante, a sua mensagem é focada na valorização do SUS, mostrando a importância do brasileiro e mesmo dos profissionais de saúde de conhecerem a fundo o maior plano de saúde do mundo.

“O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público e gratuito”, destaca a Conselheira do CRO-RN e do CES, que participou como palestrante das conferências municipais de Macaíba, Jucurutu, Parazinho e Pedro Avelino.

Na Conferência Municipal de Macaíba, além de Aldenísia, o Conselheiro Federal do CFO, Eimar Lopes, também foi palestrante falando sobre “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”.

Aldenísia acrescenta que, diante da grandeza do sistema, a participação social dos trabalhadores de saúde, mais especificamente dos cirurgiões-dentistas, se reverte de uma a importância relevante para a defesa e consolidação do SUS.

Segundo a conselheira, as conferências municipais e a estaduais são espaços democráticos para formulação de propostas que serão depois levadas para a Conferência Nacional, a ser realizada em dezembro, em Brasília.

Ela chama a atenção para os seguintes pontos que estão sendo discutidos nas conferências municipais:

• Combate à precarização das relações de trabalho, evitando a transferência ou terceirização de serviços públicos para o setor privado;

•  Políticas de gestão do trabalho e de educação que estimulem a fixação dos profissionais, fortaleçam a carreira pública, valorizem o trabalho e atendam às necessidades de saúde da população;

• Avanços na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no âmbito do SUS, comprometendo todos os níveis de gestão;

• Assegurar ambientes de trabalho saudáveis e promotores do bem-estar dos usuários e das usuárias, dos trabalhadores e das trabalhadoras e dos estudantes;

• Garantir a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, contemplando os ambientes de aprendizagem e as práticas nos serviços do SUS.