Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Comissão de Políticas Pública vai promover encontro de coordenadores municipais de Saúde Bucal

Comissão de Políticas Pública vai promover encontro de coordenadores municipais de Saúde Bucal
Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN

A Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN esteve reunida nesta sexta-feira, 15, no Conselho, para tratar de vários assuntos, como a realização do X Prêmio Brasil Sorridente, etapa estadual que seleciona os municípios que vão representar o Rio Grande do Norte na competição nacional, bem como o encontro de coordenadores municipais de Saúde Bucal e a primeira reunião da Comissão de Profissionais Auxiliares.

Na reunião desta sexta-feira ficou, a comissão já definiu as datas de  12, 19 e 26 de junho e 24 de julho para a realização dos encontros regionais com todos os coordenadores municipais de Saúde Bucal dos municípios integrantes das oito regionais de saúde.

Segundo a presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP), Aldensia Albuquerque, o objetivo destas destes encontros é falar sobre o Prêmio Brasil Sorridente, o PMAQ e a distribuição de incentivos para os componentes da Equipe de Saúde Bucal e os Indicadores do PMAQ.

O primeiro encontro acontece no dia 12 de junho no auditório do CRO-RN, das 8 às 12 horas, e estão sendo convocados os coordenadores de Saúde Bucal dos municípios da 1º Região de Saúde (sede São José de Mipibu), da 3º. Região (sede João Câmara), 5º. Região (sede Santa Cruz) e da 7º. Região (sede Natal). No total são 76 municípios destas regionais.

O segundo encontro está marcado para o dia 19 de junho, em Mossoró, abrangendo os municípios da 2º Regional (sede Mossoró) e a 8º Regional (sede Assu). Estas duas regionais somam 40 cidades. A reunião acontece no auditório da II URSAP, das 8 às 12 horas.

O terceiro encontro será realizado no dia 19 de junho, em Caicó, abrangendo os 25 municípios da 4º. Regional (sede em Caicó). A reunião também acontece no auditório da IV URSAP.

O quarto e último encontro será em Pau dos Ferros, a princípio marcado para o dia 24 de julho, abrangendo os 26 municípios da 6º região de Saúde.

A presidente da CCP explica que a realização destes encontros vai servir para orientar os coordenadores quanto a participação de seus municípios no Prêmio Brasil Sorridente, bem como levar informações sobre a participação da odontologia no programa de incentivos do PMAQ.

O coordenador de Saúde Bucal do Município de Goianinha está sendo convidado pelo CRO-RN para participar desses encontros como palestrante. Ele vai falar da experiência exitosa que foi a elaboração da lei municipal para a distribuição dos incentivos financeiros do PMAQ a todas as equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família.

Segundo a conselheira Aldenísia, os encontros vão também permitir uma maior aproximação dos coordenadores municipais de Saúde Bucal com a Comissão de Políticas Públicas. “Acho que estes encontros vão ser uma grande oportunidade de troca de experiências, com os coordenadores podendo colocar suas demandas, suas dificuldades na gestão”, explica a presidente da CPP.

A comissão é formada ainda pelas dentistas Jônia Cybele Santos Lima, Jane Nóbrega,  Rossana Costa e Jaldir Cortez.

Outras Notícias