Adiada as inscrições para o Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos

O início das inscrições para o 5º. Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos foi adiado para junho deste ano. A abertura das inscrições estava marcada para o próximo dia 11 de maio e iriam até o dia 24 de julho.

A informação é da Secretaria Executiva do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde.

O prêmio visa incentivar, por meio de premiação e reconhecimento de mérito, a produção técnico-científica voltada à promoção do uso racional de medicamentos, com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços de saúde.

Criado em 2010, a partir de da publicação da Portaria GM nº 2.072, de 17 de setembro de 2012, o Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos passou a ser denominado “Lenita Wannmacher”, homenageando a professora Lenita Wannmacher, referência nacional na propagação e incentivo à promoção do uso racional de medicamentos.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que já foi o representante do Conselho Federal de Odontologia neste Comitê, está incentivando os colegas dentistas a inscrever trabalhos que possam promover o uso racional de medicamentos. Ele lembra que o dentista pode prescrever medicamentos.

" O cirurgião-dentista pode prescrever qualquer classe de medicamentos que tenha indicação comprovada em odontologia, inclusive os de uso controlado", explica Silva, acrescentando que "o profissional deve ter conhecimento farmacológico da medicação prescrita, bem como, seus adversos, possíveis interações, indicações e contraindicações".

Segundo ele, no ano passado, o prêmio não teve nenhum trabalho inscrito de cirurgiões-dentistas. "Espero que este ano a categoria odontológica possa vir participar com trabalhos voltados a promover o uso racional de medicamentos", disse.

Para os interessados em participar do prêmio, o presidente do CRO-RN orienta buscar mais informações sobre o mesmo no site www.saude.gov.br/comiteurm, que também estará informando a nova data para a abertura das inscrições.