Tangará dá posse aos novos profissionais da odontologia concursados

Fiscal do CRO-RN e a secretária Municipal de Saúde, Guacira Pimenta, na posse dos novos concursados

A Equipe de Fiscalização CRO-RN, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará, participou na sexta-feira, 17 de abril, da posse dos novos profissionais integrantes das equipes de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal), que foram aprovados no concurso público realizado no final do ano passado.

Também tomaram posse os outros profissionais de saúde concursados, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de saúde.

Após visita a três unidades de saúde do município, a Fiscalização do Conselho foi convidada pela secretária Municipal de Saúde, Guacira Pimenta, a participar do evento, que foi realizado na Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, o assessor da presidência do CRO-RN, o cirurgião-dentista Demócrito Filho, integrante da Comissão de Fiscalização, foi convidado a se pronunciar, fazendo um a breve explanação do trabalho que o Conselho faz pelo interior, fiscalizando as unidades de saúde quanto as condições de trabalho para os profissionais de odontologia.

O assessor da presidência do CRO-RN agradeceu a oportunidade de participar daquele momento de acolhimento aos novos profissionais de saúde, que agora são concursados, lembrando que em início de carreira, como dentista do quadro de servidores do Estado, foi designado a trabalhar em Tangará.

Demócrito Filho ainda ressaltou a preocupação do CRO-RN para além das condições de trabalho e fiscalização da ética e do exercício profissional, chamando a atenção para a nota de repúdio publicada pelo Conselho aos baixos salários oferecidos pelas prefeituras do Rio Grande do Norte em concursos realizados no ano passado.

Segundo ele, mesmo não tendo competência legal, já que a questão salarial é de responsabilidade do sindicato, o CRO-RN se manifesta como instituição em defesa da categoria odontológica, defendendo salários dignos para os profissionais.

A prefeitura de Tangará aprovou no último concurso sete cirurgiões-dentistas e sete ASBs, com carga horária de 40 horas.

O salário base dos dentistas é de R$ 2.420,00, enquanto os ASBs recebem R$ 750,00.

Para o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, apesar de não ser o salário ideal, pelo menos foi acima de outros salários indignos que prefeituras ofertaram em seus concursos, como Jucurutu, que ficou em R$ 900,00, e Assu (R$ 1.448,00).

Os dentistas aprovados no concurso de Tangará foram:

1- Kaíse Tavares Pontes

2- Cláudia Regina Bastos Praxedes Barros