Auditores Fiscais da Receita Federal esclarecem dentistas sobre mudanças no Imposto de Renda

O conselheiro Emerson Pimenta com os auditores Fiscais Sílvio Moreira de Almeida e Blidenor Baracho

Os auditores Fiscais da Receita Federal, Silvio Moreida de Almeida, e Blidenor Braz Baracho, apresentaram na quinta-feira, 16, uma palestra sobre “As Novas Mudanças no Imposto de Renda dos Profissionais Liberais”, que passam a valer a partir de 2015 para a declaração a ser entregue em 2016.

Os auditores explicaram as novas regras para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2016, exercício 2015, numa palestra que durou mais de duas horas.

Os auditores tiraram várias dúvidas dos dentistas presentes sobre o Livro Caixa, como as despesas que são dedutíveis e aquelas que não são, bem como o preenchimento do Carnê-Leão.

A partir deste ano, os cirurgiões-dentistas terão que anotar o CPF dos pacientes na hora do pagamento e na declarão de 2016, exercicio 2015, vão ter que preencher com o nome, CPF e valor pago.

Pela regra atual, os dentistas não precisam preencher nenhum campo da declaração com o nome do paciente, a não ser declarar o valor recebido no Livro Caixa, que é transportado para o Carnê-Leão.

Os dentistas aproveitaram a presença dos auditores também para tirar dúvidas sobre o preenchimento do Livro Caixa (Carnê Leão) ainda para a declaração deste ano.