Aberta as inscrições para o prêmio Brasil Sorridente

As inscrições dos municípios para o Prêmio Brasil Sorridente / Conselhos Regionais de Odontologia estão abertas e as prefeituras podem se inscrever até o dia 30 de junho deste ano.

A comissão avaliadora da etapa estadual do CRO-RN é formada pelos mesmos integrantes da Comissão de Políticas Públicas do Conselho, que tem na presidência a conselheira Aldenísia Albuquerque, e é composta pelos dentistas  Jônia Cybele Santos Lima, Jane Nóbrega,  Rossana Costa e Jaldir Cortez.

O prêmio é concedido, anualmente, a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal.

As inscrições podem ser realizadas nos Conselhos Regionais, que recebem a documentação do município e fazem uma avaliação, encaminhando depois os representantes de cada Estado para participar da seleção final, feita pela comissão nacional do prêmio Brasil Sorridente.

Todos os municípios brasileiros podem concorrer ao prêmio, que concede ao primeiro colocado de cada categoria (faixa de população) um equipamento para consultório odontológico com o patrocínio da empresa de equipamentos Dabi Atlante e kits de higiene bucal para a população, da parceira Colgate-Palmolive.

Segundo a presidente da comissão de Políticas Públicas do CRO-RN, a conselheira Aldenísia Albuquerque, o "objetivodo prêmio é estimular os municípios a melhorar o atendimento à população e também valorizar os profissionais da odontologia".

"A Plenária do CRO-RN está analisando a possibilidade de criar a versão estadual do prêmio e entregar um equipamento para o município potiguar que melhor atender as exigências da premiação nacional”, explica Aldenísia.

Na premiação nacional, os municípios foram divididos em três grupos distintos, com fins de avaliação: municípios com até 50.000 habitantes, municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes e municípios com população a partir de 300.001 habitantes, tendo como base populacional os dados do censo IBGE 2010.

No artigo 3º  da    RESOLUÇÃO CFO -156/2015, que estabelece novos procedimentos para o prêmio “Brasil Sorridente”, o “município candidato encaminhará até o dia 30 de junho de cada ano, um ofício, obrigatoriamente, ao Conselho Regional do seu Estado, solicitando sua inscrição no prêmio ‘BRASIL SORRIDENTE’ e anexará a documentação comprobatória exigida.

Segundo Aldenísia, os Conselhos Regionais constituirão comissões estaduais do prêmio “ BRASIL SORRIDENTE” - etapa estadual, para avaliação da documentação apresentada pelos municípios. E o município que melhor se destacar em cada grupo populacional será o selecionado para representar o Rio Grande do Norte no prêmio nacional.

Os CROs terão até o dia 15 de agosto para informar ao CFO os municípios que participarão da etapa nacional do prêmio.

Clique aqui para ver a documentação necessária que cada município precisa anexar para participar do prêmio Brasil Sorridente.