Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Palestras e oficina no primeiro dia do VI Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal

Palestras e oficina no primeiro dia do VI Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal
Oficina para ASBs e TSBs

O CRO-RN realizou nos dias 9 e 10 de abril, quinta e sexta-feira, O VI Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal e 1ª e 3ª Regiões de Saúde, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, com palestras, oficina e mesa redonda sobre o PMAQ para cirurgiões-dentistas, ASBs e TSBs.

Na quinta-feira, com a presença do coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca,  o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, fez a abertura do ciclo, destacando a participação dos cirurgiões-dentistas, ASBs e TSBs da grande Natal, e das 1º. E 3º.  Regiões de Saúde, que atuam nas equipes de Saúde Bucal da  Estratégia Saúde da Família.

Vejas as fotos do primeiro dia clicando aqui

No primeiro dia do evento, as palestras foram sobre “Planejamento Estético Digital: design do sorriso”, com os professores Hanieri Gustavo e Bruno Maia, pela manhã; e “Sistemas Adesivos para Restauranções Direitas; quais os Tipos Existentes e suas Indicações Clínicas?”, com o professor  Bonik Borges (UFRN), e “Odontologia Hospital”, com a professora Geni Medeiros.

Para ASBs e TSBs, aconteceu na manhã de quinta-feira uma oficina sobre “Educação em Saúde: uma abordagem para as práticas educativas em saúde bucal”, ministra pela cirurgiã-dentista Jane Sueli Nóbrga, da comissão de Políticas Públicas do CRO-RN e da coordenação Municipal de Saúde Bucal de Macaiba.

Na parte da tarde, a oficina teve trabalhos práticos para as ASBs e TSBs desenvolverem com a clientela em escolas, clubes de terceira idade e outros locais. A oficina também proporcionou que as ASBs e TSBs realizassem trabalhos educativos, em grupos, que foram avaliados por uma comissão julgadora formada por dentistas.

Os integrantes dos grupos que apresentaram os três melhores trabalhos, segundo a comissão julgadora, receberam premiação.

A coordenadora da oficina foi a cirurgiã-dentista Rossana Mota Costa, do CEFOPE, o centro de formação de profissionais da área de saúde para o Sistema Único de Saúde, mantido pela secretaria Estadual de Saúde (Sesap).

A programação do ciclo continua nesta sexta-feira, 10, pela manhã, com mesa redonda para discutir “Planejamento das Ações de Saúde Bucal na Perspectiva dos Indicadores do PMAQ” , com a participação do coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, e do conselheiro do CRO-SP, Marco Antônio Manfredini.

No período da tarde, na sede do CRO-RN, acontece a reunião das Comissões de Políticas Públicas dos estados do Nordeste, com a presença dos representantes de cada Conselho Regional. Confirmaram presença os estados da Paraíba, Bahia, Ceará e Sergipe.

Outras Notícias