SOERN homenageia as mulheres dentistas com evento na AABB

Banda Rosa de Pedra

O Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN) promoveu na quinta-feira, 5, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher -  8 de março - , um workshop dedicado às dentistas no salão Azul da AABB.

“A Mulher em Evidência” reuniu a psicóloga Ana Cecília Kaliniewicz, a cirurgiã plástica Valéria Karlla e a advogada Isabel Marinho que realizaram um debate e performances com as dentistas presentes ao evento, que foi realizado durante a manhã.

Com um formato dinâmico, os participantes fizeram suas apresentações e, em seguida, se colocaram a disposição da plateia para responder às questões.

Tudo começou com um momento de descontração, do educador físico, Eduardo Maia, que com toda sua irreverência fez as convidadas se levantarem para dançar e se alongar.

Com as vestimentas de um maestro, ele separou as convidadas por equipes de cores diferentes e transformou a turma em um coral e os fez cantar clássicos de Luiz Gonzaga.

Em seguida, ele entrou no salão vestido de Sidney Magal e faz todo mundo cantar e dançar mais uma vez.

Ao final das apresentações e da mesa redonda, a diretoria do SOERN sorteou os brindes doados por parceiros e encerrou a festa ao som da banda Rosa de Pedra.

As participantes ainda tiveram um coffee-break, do Sabor & Sonhos (Regina).

Para a coordenadora do evento, a diretora do SOERN, Teresa Neumann, "o workshop correspondeu às expectativas e inaugurou uma nova política de discussão no sindicato, o Coletivo das Mulheres, proposto pela CNTU."

MESA REDONDA

As mais variadas nuances do corpo da mulher foram apresentadas pelas palestrantes durante evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A figura feminina foi discutida sob os mais variados aspectos pela psicóloga  Ana Cecília Kaliniewicz, a cirurgiã plástica Valéria Karlla e a advogada Isabel Marinho, sob coordenação de Eloá Cerqueira.

Um dos assuntos abordados durante o evento foi a figura feminina e as consequências dos padrões de belezas ditados pela mídia em sua vida.

De acordo com Dra. Isabel Marinho, apesar dos avanços e das conquistas da mulher, ainda há muito o que se preocupar. “Precisamos conscientizar a sociedade, como um todo, de que mulher é muito mais mente do que corpo. É importante saber que quanto mais a mulher se vestir adequadamente, mais terá o poder de conquistar seu espaço com respeito”, explicou a advogada.

Já Dra. Valéria Karlla iniciou sua apresentação fazendo um comparativo entre as imagens das viúvas iraquianas com a modelo Gisele Bündchen, mulher que tem o direito de trabalhar e expor seu corpo do jeito que quiser e tem toda estrutura de mídia preparada para vender da ponta do cabelo ao dedo do pé.

“Trata-se de uma visão de uma mulher emancipada, escolarizada, com autoestima bem desenvolvida”, disse.

Ela falou também sobre o dismorfismo corporal, quando a mulher se vê no espelho de uma forma diferente do que realmente é e fez um comparativo entre o desejo de um paciente com o que é cirurgicamente possível.

Enquanto isso, a psicóloga Ana Cecília Kaliniewicz falou da influencia da mídia sobre as pessoas e o desejo de melhorar, academia, plástica e a conexão com o corpo e mente.

“Há pouco investimento na mente. É importante que cada um pare, pense e reflita. Se você não consegue se ouvir, não saberá ouvir mais ninguém”, explicou ela, que define o atual momento como fase do espetáculo, das aparências, momento em que muita gente sente inveja da vida do amigo.

Encerrando o evento dedicado às mulheres, a diretora do SOERN e organizadora workshop, Teresa Neumann, agradeceu a presença de todos e garantiu que a celebração já será parte integrante do calendário anual do sindicato

Com informações da Extra Assessoria de Comunicação - SOERN