Morreu o professor de odontologia Uoston Holder

Morreu na noite desta quarta-feira, 12, o professor e cirurgião-dentista Uoston Holder da Silva, 73 anos, cujo corpo está sendo velado na capela do cemitério Morada da Paz, em Emaús. O sepultamento será nesta quinta-feira, às 16 horas, no mesmo local.

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Holder era pernambucano e no início deste ano foi homenageado pelo Conselho Federal de Odontologia com a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional.

Segundo informações de amigos, o professor teve problemas coronários e morreu após cirurgia para colocar stent para dilatar uma arteria entupida.

A homenagem distingue anualmente os cirurgiões-dentistas e autoridades pelos relevantes serviços prestados à Odontologia Brasileira.

O professor Uoston começou a carreira acadêmica em 1965 na UFRN, depois foi lecionar na Universidade Potiguar (UnP) e atualmente trabalhava na Faculdade Asces (Associação Caruarense de Ensino Superior e Técnico), onde criou e coordenava o Projeto de Extensão Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca.

Segundo texto publicado no site da Asces, “o projeto já realizou mais de 100 mil exames, beneficiando populações carentes nos municípios, da Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco, Agreste e Sertão Pernambucano, Sertão Paraibano e Alto Sertão Sergipano”.

Ao ser indicado para receber a medalha do CFO, Holder disse que esse reconhecimento era único na vida de um profissional liberal.

“Essa homenagem é um marco na carreira de qualquer profissional liberal, ser reconhecido nacionalmente, é algo ímpar, pois você atuando no interior do Nordeste do Brasil, aqui em Caruaru, ser o único em Pernambuco, entre tantos, escolhido para receber essa homenagem, é maravilhoso!”, afirmou ele em março deste na o ao tomar conhecimento da indicação.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que está participando de evento da odontologia em Minas Gerais, ao tomar conhecimento da morte do professor, lamentou a perda deste profissional exemplar, que se dedicou a sua vida a formar novos cirurgiões-dentistas.

Para o ex-presidente do CRO-RN e Conselheiro Federal, Eimar Lopes, a odontologia potiguar deve muito ao professor Uoston na formação de várias gerações de cirurgiões-dentistas do Rio Grande do Norte.

"O professor Uoston deixou um verdadeiro legado. Sua abnegação pela faculdade de Odontologia da UFRN e a sua constante insistência de que o paciente precisava ser analisado como um todo e não só pela boca, são para mim sua marca registrada", comentou o conselheiro Federal, que está em Minas Gerais a serviço do CFO.

O presidente da ABOR-RN (Associação Brasileira de Ortodontia, secção RN), Emerson Pimenta de Melo, também conselheiro do CRO-RN, disse que a entidade lamenta a morte do Dr. Uoston Holder. Em nota de falecimento da ABOR-RN, a entidade afirma que “os dentistas do RN ficam órfãos do colega de profissão cirurgião-dentista e professor, carreiras que ao longo da vida exerceu com maestria”.

Segundo Melo, o professor Holder lecionava na disciplina de Ortodontia da UFRN e também em outras disciplinas do curso de Odontologia.