Depois da reforma, CEO da Cidade da Esperança será reaberto nesta segunda-feira

Equipe de Fiscalização do CRO-RN com o diretor da Unidade Mista na vistoria para desinterditar o CEO

A Fiscalização do CRO-RN visitou nesta sexta-feira, 17, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Cidade da Esperança, que foi interditado eticamente no dia 2 de setembro por falta de condições de trabalho para os profissionais da odontologia e para o atendimento da população. Depois da Reforma, concluída nesta sexta, o CEO volta a atender normalmente nesta segunda-feira, 20.

Depois de 45 dias fechado para reforma, para se adequar as exigências do Conselho, agora o CEO será reaberto na segunda-feira sob os aplausos dos profissionais e dos usuários.

Na quarta-feira, dia 15, a direção da Unidade Mista de Saúde da Cidade da Esperança tinha informado que iria desativar a sala de orientação às mães sobre a higienização bucal de bebês e crianças até cinco anos, transformando o local em consultório médico.

Mas depois de uma conversar com uma Técnica em Saúde Bucal, o diretor José Martins mudou de ideia e a sala da primeira higienização bucal será mantida. Ela está toda arrumada, com brinquedos e quadros com fotos dos bebês e crianças atendidas.

Segundo a TSB Cristina Alves, o atendimento a bebês e crianças acontece na faixa etária do zero a cinco anos. As mães são orientadas a fazer a higienização bucal dos bebês e também são aplicados o flúor nas crianças.

Segundo uma servidora da Unidade Mista, o setor de odontologia é uma “ilha de qualidade” dentro do prédio que está necessitando de reforma geral, onde até um teto caiu na sala de coleta de material de exames.

O diretor da Unidade Mista explicou que o espaço de atendimento dos bebês será compartilhado com um consultório médico pediátrico. “O atendimento aos bebês e crianças vai poder  continuar em dois expedientes”, explicou Martins.

A reforma do CEO custou R$ 15 mil. Pintura, colocação de ar-condicionado e reforma da parte elétrica foram os principais serviços efetuados no setor de odontologia.

O presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, Luiz Carlos, que acompanhou a visita na sexta-feira, disse que a reforma atendeu as exigências feitas quando da interdição. A primeira visita da Fiscalização aconteceu no dia 12 de agosto, quando o CRO-RN concedeu um prazo para a secretaria Municipal de Saúde se manifestar a respeito da situação do CEO.

Segundo Luiz Carlos, como não houve resposta aos questionamentos da equipe de Fiscalização do Conselho, no dia 2 de setembro uma nova visita foi feita. "Como nenhuma providencia foi tomada para melhorar as condições de trabalho dos dentistas e auxiliares e de atendimento aos usuários do SUS, não restou outra alternativa que a interdição ética do CEO", explicou o presidente da Comissão.

Para as TSBs Ana Cláudia Lessa Fonseca e Terezinha Morais de Souza, "depois da reforma até dá gosto de voltar a trabalhar aqui no CEO". A ASB Cristiane Alves de Andrade também aprovou a reforma feita.

O diretor da Unidade Mista admitiu que a interdição por parte do CRO-RN foi benéfica para a Unidade Mista, que agora tem um ambiente mais digno para atender a população que procura os serviços odontológicos. Segundo ele, quando assumiu a unidade, chegou a enviar um relatório da situação, mas nada foi feito.

ANTES

DEPOIS DA REFORMA