ANEO aprova proposta para criação de três novas Especialidades Odontológicas

A III ANEO (Assembleia Nacional das Especialidades Odontológica), promovida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO),  nos dias 13 e 14 de outubro, na sede Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), em São Paulo, aprovou as propostas de criação de três novas especialidades odontológicas.São elas: Odontologia Desportiva, Homeopatia e Acupuntura.

Segundo o coordenador da III ANEO, o ex-presidente do CRO-RN e Conselheiro Federal, Eimar Lopes de Oliveira, agora as propostas vão ser analisadas pelo setor jurídico do CFO e depois dos pareceres vão para aprovação ou não no plenário do Conselho Federal, composto por 18 representantes dos conselhos regionais.

A ANEO reuniu várias instituições de ensino, associações e entidades profissionais ligadas a todos os segmentos da Odontologia para discutir a criação de novas especialidades Odontológicas. Atualmente são 19 as especialidades registradas pelo CFO.

Participaram da ANEO vários dentistas do Rio Grande do Norte, como o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, o presidente do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), Ivan Tavares, o presidente da ABOR-RN, Emerson Pimenta, também conselheiro do CRO-RN, além do conselheiro Marco Aurélio, representando os bucos máxilos.

O presidente do CFO, Ailton Morilhas, na abertura da assembleia, no dia 13, ressaltou o modelo democrático adotado, que propicia um diálogo de extrema relevância para a classe odontológica e para a sociedade civil. “O propósito é atender à classe odontológica e suas expectativas, mas o intuito maior é garantir que a nossa população seja bem atendida naquilo que é dela por direito: a saúde bucal”, disse Morilhas.

A ANEO foi aberta com a apresentação de dois painéis principais que abordaram o “O estágio atual da pós-graduação em Odontologia – Lato e Stricto Sensu” e “Odontologia – áreas e abrangências de suas especialidades”, com as respectivas palestras da chefe do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora Roseana de Almeida Freitas, e da presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), professora Maria Celeste Morita.

O presidente do CFO ressaltou as razões para a realização da ANEO, afirmando que foram diversas, “mas sobretudo por um anseio da classe que é rediscutir as especialidades, suas funções, o que deve ser mantido, o que deve ser separado, as cargas horárias e muitos outros aspectos”.

Coordenador Nacional da ANEO e presidente da Comissão de Ensino do CFO (pós-graduação), o conselheiro Federal pelo Rio Grande do Norte, Eimar Lopes, destacou o caráter democrático da assembleia, que antes teve a realização das fases estaduais para que toda a categoria pudesse discutir a criação de novas especialidades e a adequação de carga horária e alteração de nomes.

“O CFO escutou as bases interessadas e agora o plenário vai  avaliar o que a categoria entende que precisa ou não ser mudado. É uma iniciativa democrática, corajosa e um compromisso de gestão”, afirmou Lopes.

Para o cirurgião-dentista potiguar, com  realização da III ANEO, o Conselho Federal cumpre seu papel de defesa da sociedade. “Se criarmos boas normas, obrigatoriamente favoreceremos a população”, disse o coordenador da ANEO.

A presidente da ABENO ressaltou a importância da ANEO, afirmando que “essa prática  de consultar a sociedade  demonstra, por parte do CFO, “uma condução muito positiva, revelando uma estrutura de organização bastante regularizada para o encaminhamento dos anseios da sociedade”.

A professora Maria Celeste Morita disse que o evento prioriza o diálogo como estratégia direcionadora. “É louvável que o CFO tenha essa porta aberta para a sociedade”, destacou a presidente da ABENO.

A chefe do Departamento de Odontologia da UFRN também elogiou a realização da assembleia. “Émuito importante para a área juntar os Conselhos Federal e Regionais para tratar de assuntos tão relevantes”, disse a professora Roseana de Almeida Freitas.

“Por meio de iniciativas como esta é que podemos criar soluções que vão, de certa forma, beneficiar a sociedade como um todo”, afirmou.

Na abertura da ANEO estiveram presentes o presidente do CFO, Ailton Morilhas; o presidente do CROSP, Claudio Miyake; o relator geral da III ANEO, Eduardo Sakai; o presidente da Comissão de Ensino do CFO (pós-graduação), Eimar Lopes; a presidente da ABENO, professora Maria Celeste Morita; a chefe do Departamento de Odontologia da UFRN, profa. Roseana de Almeida Freitas; o ex-presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Luciano Artioli, representando o atual; o vice-presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas, (FIO), Luciano Eloi Santos; o presidente da Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), Placidino Guerrieri Brigadão;  e o primeiro vice-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Jucelino Kijima.

SEGUNDO DIA DA ANEO

No segundo dia da ANEO, os participantes votaram de forma consultiva as propostas para criação de novas especialidades, para mudanças de nome das especialidades e de titulação do coordenador de curso, como também exigência para cirurgia, alteração da carga horária de cursos de especialização, prazo para cursos e habilitações e competências de especialidades.

Entre itens de mudanças no nome de especialidades estavam, por exemplo, a de Dentística e Saúde Coletiva e da Família. As novas propostas são Dentística Estética Restauradora e Saúde Coletiva, respectivamente. Outros temas como  a unificação das especialidades como Ortodontia e Ortopedia Funcional também fizeram parte da votação.

“Tudo o que foi discutido durante os dois dias de evento passará pelo jurídico do CFO e de alguns CROs”, explicou o presidente do CFO.