Fiscalização do CRO-RN visita CEO da Cidade da Esperança e mantém interdição

Fiscalização do CRO-RN  visita CEO da Cidade da Esperança e mantém interdição
O presidente da Comissão de Fiscalização, Luiz Carlos, e o fiscal Demócrito, visitaram o CEO

Atendendo ofício do secretário Municipal de Saúde, Cipriano Maia, que solicitou ao CRO-RN, em “caráter emergencial, a desinterdição ética da Unidade Mista Cidade da Esperança – Policlinica Oeste, considerando que a Secretaria concluiu os reparos necessários e listados pelo termo de visita desse Conselho”, a equipe de Fiscalização visitou na tarde desta terça-feira, 14, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), mas não o liberou.

Veja as fotos clicando aqui

A interdição ética do centro aconteceu no dia 2 de setembro por falta de condições de atendimento.

Os fiscais do CRO-RN, chefiado pelo presidente da Comissão de Fiscalização, Luiz Carlos de Lima Barros, depois da vistoria, observando que o CEO continua em obras, manteve a interdição até que toda a sala onde estão as quatro cadeiras odontológicas esteja em condições de atendimento.

Segundo o presidente da comissão, a interdição ética não atinge a toda a Unidade Mista, mas apenas o setor odontológico, ao contrario do que diz o ofício do secretário.

Os fiscais do CRO-RN encontraram na visita desta terça-feira funcionários de uma empresa terceirizada instalando a parte elétrica das cadeiras e fazendo a sua manutenção.

O presidente da Comissão informou que a “desinterdição do CEO” vai ocorrer assim que a secretária Municipal de Saúde concluir todos os trabalhos de reforma.

No termo de visita entregue ao diretor da Unidade Mista, José Martins, a fiscalização informou que o setor de odontologia está em fase conclusiva da reforma e que, ao final de todo o serviço e limpeza dos ambientes, a Comissão de Fiscalização retornará ao local para proceder com a desinterdição ética do CEO.

Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização, a liberação do atendimento será feita após todo o local estiver limpo e com todos os instrumentos e materiais necessários para a realização dos procedimentos por parte dos cirurgiões-dentistas.

“O interesse do CRO-RN é liberar o mais rápido possível o atendimento no CEO, mas para isso é necessário que todos os equipamentos estejam funcionando, e não foi isso que e encontramos hoje aqui”, explicou Luiz Carlos.

Para um usuário da Unidade Mista, o que foi feito de reforma no setor odontológico é bem vindo, mas destacou que outros setores da Policlínica estão precisando de reparos e nada foi feito.

O diretor da Unidade Mista informou que assim que toda a instalação das cadeiras odontológicas seja concluída e a limpeza realizada nas dependências do CEO, ele vai informar ao CRO-RN para que a Comissão de Fiscalização retorne para liberar o atendimento. Ele espera que tudo esteja concluido até a próxima sexta-feira.

Nesta reforma que a secretaria de Saúde realizou no CEO, uma auxiliar de saúde bucal reclamou que a sala onde era realizada a orientação para a primeira higiene bucal dos bebê foi fechada para abrigar um consultório de médico. Segundo Martins, o atendimento desses bebês será feito na sala do escovódromo, porém a ASB comentou que aquele espaço é pequeno. A auxiliar espera que o serviço não seja extinto no CEO porque orienta muitas mães quanto a higienização bucal dos bebês.

Circulando pelo corredor de acesso ao CEO, pode se observar que a prefeitura fez uma maquiagem, pintando a parede externa num determinado espaço, deixando o teto e outras paredes ainda sujas.

No espaço que os usuários do SUS aguardam o atendimento, a situação é quase a mesma.

Segundo o diretor da Unidade Mista, a promessa da secretaria de Saúde é fazer uma reforma de todo o prédio em breve.

A reforma do setor odontológico custou R$ 15 mil.