CRO-RN entrega para instituições solidárias leite doado pelos CDs e auxiliares

Coordenadora do Espaço Solidário Mãe Luíza, Maria Ednava recebeu o leite doado

O leite doado pelos cirurgiões-dentistas e profissionais auxiliares nos eventos do CRO-RN no primeiro semestre de 2014 foi entregue na manhã desta quarta-feira, 24, para duas instituições que fazem um trabalho solidário para atender pessoas idosas em risco de abandono e crianças com câncer.

As instituições Espaço Solidário Mãe Luiza e a Casa Durval Paiva foram as beneficiadas com a entrega do leite.

Veja o álbum de fotos

O Espaço Solidário de Mãe Luiza faz parte do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição e foi criado em 2001 pelo padre italiano Sabino Gentille para atender idosos em situação de risco social, sem alternativas de proteção.

Atualmente o espaço tem 24 moradores idosos, homens e mulheres, além de atender outros 18 que passam o dia ali, retornando à noite para suas casas. O espaço ainda tem um Centro de Convivência para 20 idosos que participam de atividades, como hidroginástica.

O espaço tem uma equipe de funcionários fixos e os voluntários que chegam até da Alemanha, como a estudante Isabelle Brunner, da cidade Penzberg, a 628 km de Berlim, que vai ficar um mês em Natal.

A estudante terminou o colegial e antes de fazer uma faculdade ela está dedicando um ano de sua vida para fazer trabalhos voluntários em entidades sociais. Segundo ela, além de Natal, já trabalhou na Romênia.

No Espaço do Idoso, Isabelle participa de várias atividades, como recreação, onde dá aula de hidroginástica para moradoras do bairro.

Também dão apoio ao Espaço Solidário as universidades Federal (UFRN), do Estado (UERN) e a Potiguar (UnP), cujos estudantes dos cursos de Assistencia Social, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Fonodialogia fazem seus estágios atendendo os idosos desta instituição.

CASA DURVAL PAIVA

A Casa Durval Paiva foi criada em 1995 para atender crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, durante e após o tratamento, dando a eles dignidade na busca da cura.

A origem da casa data de 1994, quando uma família potiguar recebeu a notícia de que seu filho, ainda criança, fora diagnosticado com câncer. O menino foi levado para os Estados Unidos, onde recebeu o tratamento. Lá, a família recebeu apoio e solidariedade de uma casa mantida pela rede McDonalds.

De volta a Natal, a família resolveu fundar uma casa semelhante para atender não só as crianças doentes e sem condições financeiras de arcar com o tratamento e estadia fora de domicílio, mas também abrigar os familiares que viessem de fora, do interior do Rio Grande do Norte.

Assim nasceu a Casa Durval Paiva no dia 11 de julho de 1995 para atender crianças carentes com dignidade e, principalmente, com muita esperança em dias melhores.

Entre os vários setores da Casa, o de Odontologia foi implantado em novembro de 1998 pela cirurgiã-dentista Simone Norat, que tem o objetivo de atender às crianças e aos adolescentes portadores de câncer e hematológicos crônicos, além de seus acompanhantes.

Segundo Simone, no inicio, o consultório era bem pequeno, mas hoje o setor ocupa uma sala ampla do prédio que foi ampliado e inaugurado no inicio de setembro. “O nosso serviço odontológico oferece melhores condições de saúde bucal, com atendimento preventivo, educativo e curativo durante o tratamento químio e/ou radioterápico, proporcionando as crianças e adolescentes uma melhor qualidade de vida”, explica a dentista.

No período da tarde, a dentista Eloísa Alexsandra Lopes é quem atende os pacientes albergados na casa.

MÃE LUIZA ESPAÇO SOLIDÁRIO

Rua Largo do Farol, 36, bairro de Mãe Luiza – Natal/RN

Tels.: (84) 32202-2992 e 4141-7407

espsolidario@gmail.com

CASA DURVAL PAIVA]

Rua Clementino Câmera, 234 - Barro Vermelho - Natal/RN

Tels.: (84) 4006-1600

Central de doações: (84) 4006-1611.

marketing@casadurvalpaiva.org.br