Festa dos 10 anos do Sarauterapia do CRO-RN teve homenagens ao seu criador e ao coordenador

Doutor Rubens Azevedo, o coordenador do Sarauterapia do CRO-RN.

O “Sarauterapia” do CRO-RN, promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE) e a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN), comemorou 10 anos de atividades nesta quarta-feira, 3, em noite festiva. No início, o nome oficial era Sarau Lítero-Musical.

A edição festiva do sarau desta quarta-feira teve homenagens ao seu criador e ao seu coordenador. Depois, os presentes participaram de um lanche especial.

Veja as fotos da festa clicando aqui

O sarau foi criado em 2004 pelo então presidente do CRO-RN, Ricardo Sá, que abriu as portas do Conselho para a arte popular, entregando a sua coordenação ao amigo cirurgião-dentista , Rubens Azevedo, um abnegado da cultura.

Nas gestões posteriores do CRO-RN, como as três do presidente Eimar Lopes e a última de Jaldir Cortez, o Sarau continuou tendo o apoio do Conselho.

Agora, o novo presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, já deixou claro que o apoio da autarquia continua ao evento e ao seu coordenador, Rubens Azevedo, presidente da SBDE.

O sarau acontece duas vezes por mês, na 1ª e 3ª quarta-feira de cada mês, a partir das 19 horas, no auditório do Conselho, reunindo profissionais da odontologia, cordelistas, poetas populares, músicos, escritores e todas as pessoas que gostam de cultura e arte.

O Dr. Rubens Azevedo destaca que o sarau é uma confraternização de pessoas que gostam de arte de um modo em geral.

"O nosso Sarauterapia é um encontro de amigos e também um momento para se conhecer outras pessoas e fazer novos amigos”, destaca.

E convida a todos a participarem do evento, acrescentando que a entrada é franca e não precisa ser dentista para participar do sarau.

“Venham participar desta festa e viver momentos de descontração num ambiente de acolhimento”, diz o presidente do CRO-RN, que tem participado dos saraus nas noites que não está no seu curso de Gestão Pública na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Na sessão desta quarta do Sarau, um momento especial foi a homenagem que Eduardo Gosson fez a sua neta Rebeca, declamando um poema que fez para a garotinha, que o acompanhou no evento.

Além das apresentações de membros do SPVA, o sarau é aberto a participação de qualquer pessoa que goste de declamar, cantar, contar causo ou apenas gosta de ouvir.

Para participar, basta colocar o nome numa listagem com a ordem de apresentação de cada inscrito.

O sarau começa às 19 horas e vai até às 21 horas.

Durante o sarau, também são expostos e vendidos cordeis, livros e CDs dos artistas participantes.

HOMENAGENS A RICARDO SÁ E RUBENS AZEVEDO

Nas homenagens pelos 10 anos de Sarau do CRO-RN, também batizado carinhosamente pelo seu coordenador, Rubens de Azevedo, como “Sarauterapia”, o presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva, referenciou o seu criador, o cirurgião-dentista Ricardo Sá, que presidiu a autarquia no período de 2004 a 2006.

Segundo Gláucio, o Sarauterapia já ultrapassou as fronteiras e hoje é conhecido internacionalmente. “Diante do que o sarau representa, nenhum futuro presidente do CRO-RN poderá acabá-lo”, disse.

O cirurgião-dentista Givaldo Soares também homenagem o colega Rubens Azevedo pela condução do sarau por estes 10 anos, ressaltando o seu trabalho para que o evento continue sendo sucesso.

O pai do criador do Sarau do CRO-RN, José Luiz Sá prestou uma homenagem ao cirurgião-dentista Rubens Azevedo, presidente da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores, que vem coordenando o “Sarauterapia” por estes 10 anos.

“Para os poetas, cordelistas e artistas em geral, hoje é um dia especial para os que fazem o Sarau no CRO, que completa 10 anos apoiando a SPVA”, disse Sá.

Segundo ele, sendo amigo do filho, “Dr. Rubens encampou a ideia com encanto, um tanto apaixonado, e desde então, cheio de entusiasmos deu continuidade, dedicando seu precioso tempo a sua exequibilidade”.

Para José Luiz Sá, sem o comprometimento do doutor Rubens, o sarau nem existiria, e “nenhum de nós poetas poderia mostrar sua poesia”.

O pai do ex-presidente do CRO-RN ainda destacou que pioneiro em Natal, o sarau nasceu e floresceu a SPVA, apoiada pelo Conselho.

“O Sarau Lítero-Musical é o fanal do poeta, a sua terapia, que premia a inspiração com sabor de maná e ambrósia”, afirmou José Luiz Sá.

Continuando com sua homenagem, ele disse em poesia:

Sarau, local de recitação em prosa e verso e ode de amor,

Quão colibri a se nutrir de carícias e sorver o néctar da folor.

Aqui no púlpito de canal aberto, cada qual no tempo certo,

Cada poeta exibe seu trabalho, e não anda a passo incerto.

É o que me contagia no maravilhar deste ambiente fecundo:

O som do violão, da viola, da lira que delira e inspira profundo.

Alguns ausentes que professaram suas crenças em poesias,

Partiram para outro mundo deixando saudades e nostalgias.

São poetas augustos, que preservo seus encantos;

São tantos, que se não puder expô-los neste poema, por algum motivo,

Tomarei como castigo, e faço-me cair num jazigo de prantos.

Apenas quis relembrá-los na SPVA, com sentimento afetivo!