Presidente do CRO-RN participou de plenária da FIO como palestrante convidado

A comitiva potiguar na plenária da FIO: Ivan, Aldenísia, Júnior, Campos e Gláucio

A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) realizou nos dias 21 e 22, quinta e sexta-feira, a Reunião Plenária com a presença de representantes dos treze sindicatos filiados, além de convidados, entre eles, o presidente do CRO-RN, Gláucio Morais, e Francisco Batista Júnior, integrante da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do Ministério da Saúde.

O presidente do CRO-RN proferiu palestra na sexta-feira sobre o uso racional de medicamentos , enquanto Francisco Batista Júnior falou sobre a terceirização e a precarização dos Serviços no SUS.

Também participaram do evento o presidente do SOERN, Ivan Tavares, cujo sindicato é filiado a FIO, e a conselheira do CRO-RN, Aldenísia Albuquerque.

A plenária da FIO foi realizada em São Paulo e teve debates, palestras e discussões sobre os problemas da saúde pública no Brasil, saúde bucal em particular, política sindical e a situação profissional dos cirurgiões-dentistas brasileiros e da odontologia no país.

No primeiro dia da reunião, além dos assuntos internos administrativos e informes dos estados, os representantes da FIO na CNTU, Conselho Nacional de Saúde, Fentas, Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos, Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, fizeram relatos das atividades desenvolvidas.

O presidente da FIO, José Ferreira Campos Sobrinho, cirurgião-dentista potiguar, leu o documento entregue pela entidade pessoalmente ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, cobrando ações relativas ao Provab em defesa da Odontologia.

O diretor de Convênios e Credenciamentos da FIO, Wellington Moreira Melo, fez um balanço sobre o trabalho da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS e a importância da participação de todos os sindicatos nas Mesas regionais para definir uma política de saúde pública que atenda os interesses de trabalhadores e gestores.

O diretor José Carrijo Brom apresentou proposta de texto do documento contendo o conjunto de medidas sugeridas pela FIO para ser entregue aos candidatos à Presidência da República.

O texto sugere importantes medidas para a melhoria da saúde bucal no país, no campo da cidadania, na reforma tributária, da consolidação e ampliação da Política Nacional de Saúde Bucal, da valorização dos profissionais de saúde bucal e de ensino. Os representantes sindicais contribuíram com sugestões para enriquecer o texto e com novas propostas. O documento será concluído e entregue aos presidenciáveis.

Jean –Jacques Rodrigues, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de Goiás participou da reunião plenária relatando o recente processo eleitoral, no qual saiu vitorioso. Ele defendeu a parceria entre os conselhos e os sindicados e a FIO, afirmando que a colaboração entre as entidades é benéfica para a odontologia.

O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Roraima, Ismith Melo, participou da reunião como convidado e falou do trabalho que vem desenvolvendo naquela entidade e das vitórias alcançadas. Informou também que, apesar de ter sido criado em 1989, o sindicato ainda não possui o registro junto ao Ministério do Trabalho.

O presidente do CRO-SP, Claudio Miyake, visitou a plenária e colocou a entidade paulista à disposição da FIO para as parcerias que se fizerem necessárias em prol da odontologia.

A próxima Reunião Plenária da entidade foi marcada para a cidade de Natal, no dia 6 de novembro. Nos dias 7 e 8 acontecerá naquela cidade o Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia.

Com informações de Paulo Passos, jornalista-FIO