Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Fiscalização do CRO-RN visita CEO da Cidade da Esperança

Fiscalização do CRO-RN visita CEO da Cidade da Esperança
Até ninho de rato tem na sala de atendimento

A nova equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou na tarde desta terça-feira, 12,  o Centro de Especialidades Odontológicas da Cidade da Esperança. Diante da situação encontrada, com cadeira sem funcionar, salas com mofo, pias quebradas, iluminação insuficiente nos consultórios, a Fiscalização vai enviar um relatório para a secretaria de Saúde do Município solicitando providências para sanar os problemas detectados e poderá interditar o setor odontológico se no prazo de 10 dias nada for feito para melhorar a situação do CEO.

Veja as fotoos clicando aqui!

A Fiscalização do CRO-RN pode interditar eticamente o centro por falta de condições de trabalho para os profissionais da odontologia, como dentistas e auxiliares, conforme prevê o Código de Ética Odontológica.

Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização, Luiz Carlos, o ministério Público também será comunicado sobre a visita ao Centro de Especialidades Odontológicas e os problemas encontrados no setor.

A nova equipe de Fiscalização é formada pelos cirurgiões-dentistas Luiz Carlos de Lima Barros, Héverton Fernandes Duarte (conselheiros), Demócrito de Almeida Assis Filho (dentista) e Damião Rocha (funcionário), que vai atuar em Natal e em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Um dos fiscais do CRO-RN chamou a atenção para o setor onde é guardado o compressor, que não tem porta e a parte elétrica é uma gambiarra, colocando em risco o profissional que liga e desliga, no caso, os auxiliares (ASBs ou TSBs).

Uma auxiliar que atende na sala onde estão instalados os quatro consultórios odontológicos mostrou para os fiscais do CRO-RN uma abertura no piso coberto por tábua para passar a rede elétrica e hidráulica. O local é ninho de ratos.

O diretor do CEO, José Martins da Costa Filho, que também responde pela Policlínica e das unidades básicas dos bairros da Cidade da Esperança e Dix-Sept Rosado, que funcionam tudo no mesmo prédio em péssimo estado de conservação, reconheceu os problemas e informou que está no cargo há três meses, porém já enviou memorando para a secretaria Municipal de Saúde solicitando melhorias no prédio.

Segundo ele, o coordenador de Saúde Bucal, Marco Aurélio, a chefe do Distrito Oeste, Ana Paula, e a coordenadora da Atenção Básica, Marisa Guerra, da secretaria de Saúde de Natal, já estiveram no prédio e conhecem a realidade da situação.

O CEO da Cidade da Esperança deveria atender com 16 dentistas, mas hoje apenas seis estão atendendo em cinco cadeiras, sendo que uma está quebrada.

Os centros de especialidades fazem parte do programa Brasil Sorridente do governo Federal e , os CEOs são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.

Na teoria, os centros do tipo II, como é o caso deste da Cidade da Esperança, deveriam estar preparado para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços:

- Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
- Periodontia especializada
- Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
- Endodontia
- Atendimento a portadores de necessidades especiais

No momento, o CEO só faz procedimentos de periodontia (tratamento dos dentes e gengivas),  endodontia (tratamento de canal), porém não atende pessoas portadoras de necessidades especiais.

Outras Notícias