CFO homenageia Museu de Odontologia Dr.Solon de Miranda Galvão

Solenidade de entrega do diploma de Menção Honrosa do CFO ao Museu de Odontologia

O Museu de Odontologia Dr. Solon de Miranda Galvão, fundado pelo cirurgião-dentista Clemente Galvão Neto, foi  homenageado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), nesta sexta-feira, 8, com a entrega  do diploma de Menção Honrosa e da medalha do Jubileu de Ouro da autarquia para sua atual diretora, a Dra. Yara Silva.

Veja as fotos da solenidade de homenagem ao museu clicando aqui.

O presidente do CFO, Airton Diogo Morilhas Rodrigues, o vice-presidente, Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, o tesoureiro Rubens Côrte Real de Carvalho, além dos conselheiros Federais Eimar Lopes e Ericcon Leão Bezerra, participaram da solenidade de entrega do diploma e da medalha, que aconteceu no museu situado no primeiro andar do prédio da Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, no bairro do Tirol.

O CFO também  homenageou  in memorian o fundador do museu, o Dr. Clemente Galvão Neto, que morreu em 2010, e que foi vice-presidente da autarquia e primeiro presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN).

Segundo o presidente do CFO, a homenagem é um reconhecimento do Conselho Federal ao Museu e a seu fundador pelos serviços prestados à odontologia nacional e à sociedade norte-rio-grandense.

A diretora atual do Museu, a Dra. Yara da Silva, a diretora adjunta, Elza Macedo, o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, e os ex-presidentes do conselho regional, Doriélio Barreto da Costa, Eimar Lopes e Jaldir Cortez, participaram da solenidade de entrega das homenagens do CFO.

ACERVO DO MUSEU

Segundo a diretora do museu, o acervo tem mais de 16 mil peças que foram sendo coletadas pelo seu fundador, o Dr. Clemente, que iniciou sua coleção ainda na década de 1940.

“Inicialmente, o museu começou na clínica do doutor Clemente na rua Mipibu, no bairro Petrópolis, mas depois veio para o prédio da Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, em 1999, quando de sua inauguração”, explicou ela.

O nome do museu foi uma homenagem  que o doutor Clemente fez ao seu pai, Dr. Solon de Miranda Galvão, um  dos primeiros cirurgiões-dentistas da cidade.

Entre os muitos objetos de odontologia do acervo do museu, o destaque é para o antigo consultório do doutor Clemente, preservado com a primeira ficha do paciente atendido, bem como uma cadeira odontológica fabricada pela Buffalo Dental Manufacturing Company, em 1875,que foi usada por alguns profissionais até o ano de 1950.

No acervo estão ainda as primeiras cadeiras odontológicas usadas pelos dentistas, semelhantes as usadas pelos barbeiros, e uma dentadura feita com meia bola de bilhar, confeccionada  por Severino Marreteiro, operário de uma fabrica de sabão em Santa Cruz do Inharé, RN, na década de 60.

Segundo informações, não podendo pagar um dentista, Severino fez a moldagem de sua boca com sabão e vazou em cimento de construção. Depois, esculpiu a dentadura em uma meia bola de bilhar, que o próprio a abriu ao meio.

O conselheiro Federal Ericson Leão foi um dos idealizadores da homenagem ao museu, depois que soube da sua existência através do colega potiguar, Eimar Lopes, conselheiro Federal e ex-presidente do CRO-RN.

Segundo Leão, no país todo, existem sete museus de odontologia. O do Rio Grande do Norte é o mais organizado e que reúne o maior acervo. Os outros museus estão situados em São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Piracicaba (SP) e Rio de Janeiro.

“O CFO está catalogando estes museus e no próximo jornal vamos editar uma reportagem especial sobre eles”, explicou  o conselheiro Federal pelo Amazonas.

O presidente do CFO, Airton Morilhas, parabenizou a doutora Yara pela condução do museu e elogiou o doutor Clemente Galvão Neto pelo trabalho em prol da odontologia nacional, lembrando que ele foi um vice-presidente do Conselho Federal atuante, que muito fez como cirurgião-dentista e professor pela categoria e pela sociedade potiguar.

“Conheci o doutor Clemente, um  profissional de muita sabedoria e de bom humor, que muito contribuiu com a odontologia brasileira”, disse Morilhas.

A doutora Yara agradeceu a homenagem do CFO e destacou o carinho e admiração que o doutor Clemente tinha com o seu pai também cirurgião-dentista. “O museu era a vida do doutor Clemente, que gostava de receber os amigos e os estudantes de odontologia aqui”, disse Yara.

Atualmente, a visita ao museu é agendada. Segundo a diretora, estudantes dos cursos de Odontologia da Universidade Potiguar e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Caicó, têm visitado o museu. Ela tem sentido a ausência de visitas dos estudantes de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Para o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, o Museu Dr. Solon de Miranda Galvão deveria ser visitado por todos os estudantes de odontologia para que conheçam um pouco da história da odontologia.

No museu são encontrados os mais diversos objetos aplicados a toda a área da odontologia, partindo da exodontia até a dentística.

O conselheiro Federal Eimar Lopes destacou em seu discurso na entrega do diploma de Menção Honrosa a importância histórica do Museu Dr. Solon de Miranda Galvão em preservar a memória da odontologia potiguar.