CFO divulga os nomes dos municípios vencedores do Prêmio Brasil Sorridente 2014

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou nesta sexta-feira 8, os municípios vencedores da 9ª edição do Prêmio  Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia 2014, uma iniciativa da autarquia, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com apoio da Dabi Atlante.

O município de Canindé de São Francisco, em Sergipe, venceu na categoria das cidades com até 50 mil habitantes,  enquanto que Resende, no Rio de Janeiro, ganhou na categoria entre 50.001 e 300 mil habitantes.

Na categoria dos municípios com população acima dos 300 mil habitantes, o vencedor foi Vitória, capital do Espírito Santo, ficando o segundo lugar com Florianópolis, SC.

O prêmio Brasil Sorridente tem patrocínio Dabi Atlante, empresa de equipamentos odontológicos, e é concedido aos municípios que realizam trabalhos em prol da população na área de saúde bucal.

Os municípios vencedores nas três categorias vão receber um consultório completo da Dabi Atlante.

O prêmio Brasil Sorridente foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia e os conselhos regionais, com apoio do Ministério da Saúde e o patrocínio da Dabi Atlante.

O prêmio visa estimular os municípios a desenvolverem projetos inovadores na área de saúde bucal e a valorizar os profissionais da área.

“Essa ação do CFO premia o município que desenvolveu os melhores projetos de políticas públicas para a população, mas quem ganha também é o cidadão brasileiro com um consultório odontológico em sua cidade e, principalmente, o estímulo dos profissionais em bem atender à sociedade. Parabéns a todos os municípios que participaram e meus cumprimentos aos vencedores nacionais”, conclui o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

“Tivemos participantes de todas as regiões do país, isso mostra a ampliação das políticas públicas em todas as partes do Brasil e como o prêmio vem ajudando na eliminação da disparidade entre as regiões brasileiras”, disse o Dr. Marco Antônio Manfredini, presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde, responsável pelo  Prêmio Brasil Sorridente/CFO e conselhos regionais.

No Rio Grande do Norte se inscreveram no prêmio apenas três dos 167 municípios. Lajes e Várzea Grande na categoria de até 50 mil habitantes e Macaíba na categoria de 50.001 a 300 mil habitantes.

A Comissão Estadual do Prêmio Brasil Sorridente selecionou Lajes (até 50 mil habitantes) e Macaíba (acima dos 50 mil) para participar da etapa nacional.

Os critérios para participar do prêmio foram os gastos dos municípios em saúde, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração dos profissionais de odontologia e educação permanente.

A conselheira do CRO-RN, Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa, presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho, foi a coordenadora da avaliação dos municípios potiguares para participar da etapa nacional do prêmio.

Os vencedores são:

Municípios com população até 50 mil habitantes:

-  1º. lugar – município de Canindé de São Francisco – SE;

-  2º. lugar – município de Arapoti – PR;