UFRN realiza seminário da Rede UNA-SUS

A conselheira Aldenísia Albuquerque participou do seminário UNA-SUS/UFRN

A Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou nesta terça-feira, 22, I Seminário da UNA-SUS ( Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde) no auditório da biblioteca Central Lila Mamede, no campus central de Natal.

O seminário de apresentação UNA-SUS para professores, alunos e convidados contou com as presenças da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, do secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, e da coordenadora da UNA-SUS/UFRN, Janete Lima de Castro.

A conselheira do CRO-RN, Aldenísia Albuquerque Barbosa, participou como ouvinte do seminário, que teve uma mesa redonda sob o tema “Contribuições para a Formação de Profissionais da Área de Saúde”, coordenado pela professora Ione Morais.

Participaram da mesa o coordenador adjunto da UNA-SUS/UFRN, Ricardo Valentim, a coordenadora dos Programas Mais Médicos e PROVAB, Lyane Ramalho Cortez, e a professora Janete Castro.

Segundo a conselheira, o CRO-RN apoia e defende toda iniciativa de melhoria do SUS, principalmente com a oferta de cursos aos profissionais da saúde bucal, como dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal (ASBs e TSBs), protéticos e auxiliares (TPDs e APDs).

Um dos objetivos da UNA-SUS, criado pelo Ministério da Saúde em 2010, que este ano chega à UFRN, é a educação permanente de gestores e equipes de assistência do Sistema Único de Saúde, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população no SUS.

Segundo a coordenadora da UNA-SUS/UFRN, Janete Castro, atualmente, a universidade já oferece alguns cursos a distância, mas com este convênio com o Ministério da Saúde mais recursos serão alocados e a partir do próximo ano já começam a ser oferecidos novos cursos

“Vamos oferecer novos cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização para os profissionais da saúde e gestores do SUS, de acordo com as necessidades, com as demandas”, explica a coordenadora.

Segundo ela, médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, gestores, entre outros profissionais do SUS, serão beneficiados com os novos cursos que serão ofertados a partir de 2015. Todos gratuitos.

Os cursos serão certificados em diversos níveis de capacitação, com carga horária diversas, dependendo da especificidade de cada um.

A coordenadora da UNA-SUS/UFRN informa que atualmente já existem cursos à distancia oferecidos pela universidade em níveis de Graduação, Pós-Graduação (Especialização), Mestrado e aperfeiçoamento destinados a professores da rede pública, gestores públicos e demanda social, integrando mais de 3.000 alunos.

No caso dos cursos da UMA-SUS, o público alvo são os profissionais de saúde e gestores públicos do Sistema Único de Saúde, com prioridade para o pessoal que atua nas unidades básicas de saúde.

UFRN NA REDE UNA-SUS

Segundo o Ministério da Saúde, todas as instituições públicas de educação superior credenciadas junto ao Ministério da Educação para oferta de cursos na modalidade educação a distância podem aderir ao Sistema Universidade Aberta do SUS.

A UFRN, que desde 2003 já tem a SEDIS, se candidatou no ano passado para participar da Rede UNA-SUS e este ano assinou o convênio e termo de cooperação com o Ministério da Saúde para a atuação na rede, que tem 31 universidades federais e cinco instituições (escolas e fundações) cadastradas.

O secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, destacou que a UFRN apresentou um excelente projeto quando foi selecionada, por meio de edital, para adesão à Rede UNA-SUS.

Os cursos de Educação a Distância oferecidos pela UFRN funcionam nos Polos de Apoio Presencial, localizados em diversos municípios, que servem de apoio para os alunos.

Segundo a UFRN, cada polo dispõe de espaços equipados com laboratório de informática, biblioteca, secretaria acadêmica e laboratórios específicos das áreas, além de tutores presenciais.

A UFRN atua em 23 polos nos estados do RN, PE, PB e AL, sendo 16 polos no Rio Grande do Norte e cinco em Pernambuco e um cada na Paraíba e Alagoas.

Para conhecer mais sobre a UMA-SUS, acesse o site www.unasus.gov.br