Abertas as inscrições para o III COBRAPO em Natal

A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), em parceria com os sindicatos dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN) e de Minas Gerais (SOMGE), realiza entre os dias 06 e 08 de novembro de 2014, em Natal, o III Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia (III COBRAPO), como tema “A Valorização da Odontologia na Atenção Primária”.  O evento acontece no Hotel Parque da Costeira.

As inscrições e envio de trabalhos científicos podem ser feitos no site www.somge.org.br/cobrapo

Segundo a organização do congresso, o objetivo do evento é discutir e dimensionar as experiências das equipes de saúde bucal na atenção primária e da sua gestão.

A partir do Diagnóstico da pesquisa nacional SB Brasil -2010 serão pautados questionamentos sobre as desigualdades regionais que constituem desafios para o avanço da Atenção Odontológica nos Sistemas Municipais de Saúde.

As mesas de debate abordarão os seguintes temas:

• A valorização da Odontologia na Atenção Primaria
  • Levantamento Epidemiológico SB 2010
  • Formação de Recursos Humanos em Odontologia e processo de Trabalho
  • Equipe auxiliar em Odontologia TPD, APD, TSB e ASB
  • Planejamento em Atenção Primária em odontologia
  • Redes de atenção em Odontologia e Atenção Primária
  • Prótese Dentária na Atenção Primária
  • Referência e Contra Referência em odontologia

Presidente da FIO, Josè Ferreira de Campos Sobrinho também presidirá a III COBRAPO, enquanto o presidente do SOMGE, Luciano Elói Souza, será o presidente de Honra.

Segundo Campos, no evento serão apresentadas em exposições orais ou por meio de pôsteres experiências municipais exitosas em saúde bucal.

O congresso terá ainda a participação de profissionais de serviços e de ensino de instituições de renome nacional.

O público alvo do evento são os integrantes das equipes de saúde bucal (cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, técnicos e auxiliares em prótese dentária) e gestores de serviços de saúde públicos e privados.

Para o presidente do COBRAPO, o evento é uma boa oportunidade para os profissionais discutirem a valorização da Estratégia de Saúde da família e da Equipe de Saúde Bucal e suas interfaces na prática e gestão.