Câmara de Vereadores homenageia Cirurgiões-dentistas com a Comenda Dr. Clemente Galvão

A Câmara Municipal de Vereadores de Natal realizou sessão solene nesta noite de quarta-feira, 27, para homenagear os cirurgiões-dentistas pela passagem no Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro, entregando aos homenageados a Comenda Dr. Clemente Galvão.

O conselheiro do CRO-RN, Ruy Medeiros, representando o presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva, em sua fala na solenidade criticou os gestores municipais e cobrou mais equipes de saúde Bucal para aumentar a cobertura do atendimento odontológico da população natalense.

Para assistir o vídeo da integra da solenidade, clique aqui!

Segundo informações da secretaria Municipal de Saúde, coordenação de Saúde Bucal, o município de Natal tem 66 cirurgiões-dentistas na Estratégia Saúde da Família e um total de 104 profissionais em toda sua rede pública. Sendo que dos 66 dentistas da ESF, 40 são profissionais do Estado emprestados ao município de Natal.

Na sessão foram homenageados 19 profissionais com a Comenda Dr. Clemente Galvão, criada em 2015 pelo vereador Paulinho Freire para homenagear os dentistas que se destacam na sua área e também para comemorar o Dia do Cirurgião-dentista.

As entidades indicaram seus homenageados, num total de quatro nomes: cirurgião-dentista Ângelo Giuseppe Roncelli, professor da UFRN, indicado pelo plenário do CRO-RN; Antônio Ricardo Calazans Duarte, professor da UFRN, indicado pela ABO-RN!; Elza Maria Gurgel de Macedo, professora da UFRN, indicada pela Academia Norte-rio-grandense de Odontologia; e Luiz Roberto Augusto Noro, professor da UFRN, indicado pelo SOERN.

Os demais dentistas homenageados foram por indicação dos vereadores.

Criador da Comenda, o vereador Paulinho Freire disse que a categoria merece todas as homenagens, pois cuida da saúde bucal das pessoas, num trabalho intenso, principalmente na periferia. “A gente sabe que falta muita informação e hoje com o trabalho realizado pelos dentistas nós estamos conseguindo diminuir várias doenças bucais, então o trabalho deles é muito importante, por isso acho uma homenagem justa”, destacou o vereador, que está como prefeito substituindo Alvaro Dias, em viagem.

As cirurgiãs-dentistas que atendem pacientes especiais no Centro de Referência Odontológica Morton Mariz, Áquila Dantas e Anna Lucy de Castro, foram homenageadas pela Comenda, por indicação da vereadora Nina Souza.

“É um reconhecimento muito bonito e eu acredito que todos os dentistas que estamos aqui representando se sentem homenageados e aqui divido com todos os colegas essa homenagem. Para mim e alguns colegas que também são do serviço é uma homenagem muito importante”, declarou Anna Lucy.

O conselheiro Ruy de Bessa Medeiros reconheceu o momento da homenagem como importante para os profissionais, porém cobrou do prefeito Álvaro Dias e do vereador Paulinho Freire, no exercício do cargo, mais atenção com a saúde bucal da população de Natal, pedindo o aumento de equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família, citando casos de unidades de saúde com três consultórios e apenas um profissional para atender a comunidade.

“A Comenda de Doutor Clemente Galvão prestigia a odontologia. A gente vê na odontologia tanto a questão da saúde, quanto da autoestima do paciente. Então a importância da odontologia é muito grande, porque ela trabalha justamente com dois aspectos que mexem muito com a cabeça da sociedade: a estética e a saúde”, disse o vereador e cirurgião-dentista Cícero Martins em seu discurso na solenidade.

“Então me honra muito estar aqui nessa mobilização prestigiando os dentistas, com essa Comenda que o vereador Paulinho Freire está à frente e há anos me convida para discursar porque sou dentista”, destacou o vereador, que indicou como seu homenageado o conselheiro do CRO-RN, Marco Aurélio.

RELAÇÃO DE HOMENAGEADOS

ENTIDADES:

Dr. Angelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira – CRO-RN

Dra. Elza Maria Gurgel de Macedo – Academia Norte-riograndense de Odontologia

Dr. Luix Roberto Augusto Noro – Sindicato dos Odontologias do RN

Dr. Antônio Ricardo Calazans Duarte – Associação Brasileira de Odontologia do RN

VEREADORES

Dra. Maria Eduarda Lopes Viégas Câmara – Vereador Kleber Fernandes

Dr. Marco Aurélio Medeiros da Silva – Vereador Cícero Martins

Dra. Luzia Liberato Barbosa – Vereador Raniere Barbosa

Dr. Guilherme Vaccari M.R. da Silva – Vereador Robson Carvalho

Dra. Maria de Loudes Maia – Vereador Klaus Araújo