Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Convênio UERN e hospital Regional do Seridó garante cirurgias eletivas de bucomaxilofaciais

Convênio UERN e hospital Regional do Seridó garante cirurgias eletivas de bucomaxilofaciais
Equipe de cirurgias bucomaxilofaciais do professor Hécio Morais, UERN, no Hospital Regional de Caicó

Depois de quatro meses do convênio entre a UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e o hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, a equipe de cirurgiões-dentistas Bucomaxilofaciais do curso de Odontologia do campus de Caicó já realizou 37 cirurgias eletivas, cujos pacientes antes eram obrigados a se deslocar para Natal.

A média de nove cirurgias por mês deve aumentar nesse segundo semestre, podendo chegar a 15, conforme previsão da equipe de cirurgiões-dentistas Bucomaxilofaciais da UERN.

"Normalmente, nós estamos fazendo três cirurgias por sexta-feira, se o mês tiver cinco semanas, ai podemos chegar a 15 cirurgias,", explica o professor Hécio Morais, que coordena a equipe de professores de bucomaxilofacial da UERN de Caicó.

A realização dessas cirurgias no Hospital Regional do Seridó, que funciona anexo ao departamento do curso de Odontologia da UERN, é resultado do convênio assinado em abril entre a UERN e SESAP (secretaria do Estado da Saúde Pública), que permitiu a atuação da equipe do professor Hécio Morais, do curso de Odontologia.

Segundo ele, a maior importância desse convênio é a possibilidade da interiorização dos atendimentos de alta complexidade dentro da cirurgia bucomaxilofacial. “Antes desse convenio, o paciente era encaminhado para Natal, entrava na fila do SUS e, às vezes, por dificuldades financeiras, ele deixava de fazer este tratanento”, explica o professor, coornador desse serviço no hospital.

Hoje, diz Morais, o paciente de Caicó e região tem a possibilidade de fazer o tratamento no hospital Regional, que atende a população de 25 municípios do Seridó. “Este paciente passa a ser atendido no conforto de sua casa, sem ter que viajar, sem ter gastos além daquilo que seja realmente necessário”, diz o professor.

As cirurgias realiadas agora no hospital Regional, segundo o coordenador do serviço, vão desde aquelas para a retirada de tumores benignos, as neoplasias benignas que são bastante agressivas e que devam ser tratadas em ambiente hospitalar, passando pelos traumas bucomaxilofaciais (fraturas de maxila, mandíbula, nariz, enfim, todos os ossos da face que legalmente cabem a intervenção ao cirurgião bucomaxilo, bem como as cirurgias ortognáticas e o atendimento aos pacientes especiais, que são uma demanda que recebe também bastante atenção da especialidade.

O professor Morais explica que as cirurgias realizadas no hospital são transmitidas para os alunos de graduação e pós-graduação.

“A intenção do convênio da UERn com o hospital é estabelecer uma rotina que coloque o ensino, a pesquisa e a extensão dentro da unidade hospitalar , ao mesmo tempo que o hospital ganha poder de resolubilidade desses casos, a universidade ganha por colocar os alunos da graduação e pós-graduação dentro do ambiente hospitalar, fazendo com que este ambiente seja algo comum, rotineiro e necessário a vivência desse futuro profissional”, diz Morais.

A equipe de bucomaxilofacial do curso de Odontologia da UERN é formada pelos profesores Hécio Morais, André Anderson Pereira Germano e Gentil Homem de Araújo Neto.

CIRURGIAS DO LABIOLEPORINO E FENDA PALATINA

O professor Morais também conta que o curso de Odontologia está fechando uma parceria com uma organização não governamental do Canadá para a realização de cirurgias de pacientes fissuras lábiopalatinas.

Segundo ele, isto vai gerar a possibilidade dos alunos de graduação vivenciar o tratamento, que é complexo e envolve a cirurgia plástica, cirurgia bucomaxilofacial, ortodontia, fonoaudiologia, dentre outras especialidades necessárias ao tratamento completo desse tipo paciente.

“Esta ONG canadense virá nos apoiar aqui dentro da universidade”, diz Morais, que informa que uma criança de Jardim de Piranhas com fenda no palato será a primeira a ser cirurgiada.

“O  cadastro dos pacientes fissurados para as cirurgias será feitos da mesma forma do que os outros pacientes no ambulatório da cirurgia bucomaxiloficial no curso de Odontologia da UERN, no campus de Caicó, ao lado do hospital Regional, nas quintas-feiras, a partir das 14 horas”, explica o professor Hécio Morais, que acrescenta que a triagem dos pacientes fissurados para as cirurgias deverá iniciar em breve.

O professor Hécio Morais explica que a UERN entra com os cirurgiões-dentistas para as cirurgias e traumatologia Bucomaxilofacial e os materiais necessários como motor cirúrgico, caixa de instrumental específico da BucoMaxilo, enquanto o hospital cede seu Centro Cirúrgico e anestesiologistas.

Segundo Morais, a direção do hospital Regional do Seridó está viabilizando a parceria e ele agradece o empenho da diretora Dra. Maura Vanessa para a assinatura do convênio em abril passado.

“A Professora Maura Vanessa foi uma das grandes responsáveis por termos acesso ao hospital. Ela compreendeu a importância da especialidade e imediatamente propôs o convênio, não poupando esforços para conseguir equipar o centro cirúrgico com aquilo que necessitávamos”, diz o professor da UERN.

A diretora do Campus de Caicó da UERN, Shirlene Santos Mafra de Medeiros, elogia a parceria entre a a universidade e o hospital Regional do Seridó, destacando a grande relevância social do convenio para o atendimento da população e também para a formação acadêmica e profissional.

“A parceria contribui ainda para o atendimento à população seridoense com serviços de qualidade de profissionais comprometidos com a prática social”, afirma ela.

Os conselheiros do CRO-RN, Jane Nóbrega, presidente da Comissão de Fiscalização, e Gustavo Emiliano, da comissão de Ética, estiveram no dia 31 de julho visitando a UERN, quando foram recebidos pela diretora do Campus de Caicó, Shirlene Santos, o coordenador do curso de Odontologia, Eduardo José Guerra Sebra, e o chefe da equipe de cirurgia bucomaxilofacial, o professor Hécio Morais.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias