Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Conferência Livre de Saúde Bucal elabora documento com propostas da odontologia

Conferência Livre de Saúde Bucal elabora documento com propostas da odontologia
Um dos três grupos de discussão na I Conferência Livre de Saúde Bucal do RN que fez parte do Ciclo

A 1ª Conferência Livre de Saúde Bucal do Rio Grande do Norte, organizada pelo o Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN) em parceria com a Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN, realizada no primeiro dia do X Ciclo de Atualização Científica de Natal, no dia 20 de março, elaborou o “Documento Norteador de Propostas da Odontologia para a Política Nacional de Saúde Bucal”.

Entre estas propostas estão a interiorização da saúde bucal especializada, com a ampliação dos atuais 30 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS), a ampliação da cobertura das equipes de saúde bucal nos municípios, dotando as Unidades de Saúde de equipamentos odontológicos na proporção de um para cada equipe, a implantação da Odontologia Hospitalar (cirurgião-dentista e ASB/TSB), obrigatoriamente, em todos os hospitais (inclusive as unidades da rede de saúde mental) e maternidades públicas e privadas do Estado, a inclusão do Cirurgião-Dentista em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e equipá-las de maneira que possibilite a solução dos problemas de urgência em serviços de 24h.

Clique aqui para ter acesso a integra do documento. 

O documento tem um total 39 propostas em três eixos das discussões que foram realizadas nos três grupos formados na parte da tarde, após os debates das três palestras apresentadas pela parte da manhã na conferência.

A primeira, “Ampliação da Política Nacional de Saúde Bucal”, foi apresentada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dr. Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira. A segunda palestra foi da Dra. Lisandra Ferreira de Lima, vice-presidente sindicato dos Odontologistas de Sergipe (SINODONTO/SE), que abordou a "Valorização do Trabalhador de Saúde Bucal no SUS”. A terceira sobre “Vigilância em Saúde Bucal” foi com a professora da Universidade Potiguar (UnP),  Dra. Ana Larissa Fernandes de Holanda Soares.

O  presidente do SOERN, Ivan Tavares, que participou ativamente na formulação das propostas nas discussões dos grupos formados para discuti-las, declarou se satisfeito com a participação da categoria neste evento, considerado por ele um laboratório para a realização de outros no Estado.

“Discutimos políticas públicas, mas políticas puras. Tivemos a participação de quase 600 pessoas num evento que se propôs discutir política”, disse.

“O que foi aqui retratado, discutido e decidido aqui vai ser levado para as conferências municipais e estaduais e até que cheguemos em agosto em ambiente  nacional discutindo saúde bucal brasileira”, explicou o presidente do SOERN.

A conselheira Jane Nóbrega, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRO-RN,  que participou da elaboração do documento, explicou que as 39 propostas então contempladas nos três eixos das discussões: Eixo 1 – Ampliação da Política Nacional de Saúde; Eixo 2 – Valorização do profissional de Saúde Bucal no SUS e Educação Permanente; Eixo 3 – Vigilância em Saúde Bucal.

Segundo a conselheira do CRO-RN, além dela, participaram na elaboração do documento a diretora do SOERN, Karla Falcão, e cirurgiã-dentista Aldenisia Albuquerque, da Estratégia Saúde da Família do município de São Gonçalo do Amarante.

Jane explica que estes debates promovidos em diferentes espaços são importantes como atividades preparatórias para as discussões nos municípios, no Estado e depois na 16ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada em Brasília, no período de 4 a 7 de agosto de 2019.

Segundo a conselheira do CRO-RN, a 1a. Conferência Livre de Saúde Bucal foi um importante fórum de debates que consolidou com a construção coletiva de propostas para propor novas diretrizes para a Política Nacional de Saúde Bucal, que vão atender os anseios e a necessidade dos profissionais de saúde e da sociedade, tanto nos municípios, como no Estado e no país.

“ Os profissionais de saúde bucal devem participar das discussões dando visibilidade e reforçando a importância da inclusão das suas propostas nas Conferências Municipais de Saúde que acontecem até 15 de maio deste ano e depois na Estadual, marcada para o período de 11 a 13 de junho”, diz Jane Nóbrega.

O CICLO

O X Ciclo de Atualização Científica de Natal com os profissionais de odontologia da I, III e VII Regionais de Saúde do RN foi realizado no espaço de eventos do Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra, nos dias 20,21 e 22 de março.

O ciclo foi organizado pelas Comissões de Políticas Públicas, Científica, das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e das Profissões Técnicas e Auxiliares. 

O evento gratuito é dirigido aos CDs, TSBs, ASBs, TPDs e APDS dos municípios das I, III e VII regionais de Saúde da secretaria Estadual de Saúde e também da rede privada, com uma programação que contempla os profissionais de odontologia do serviço público e autônomos.

A programação dos três dias do evento contemplou palestras para cirurgiões-dentistas e auxiliares.

Na abertura na quarta-feira aconteceu a “1ª Conferência Livre de Saúde Bucal” com a participação de todos os profissionais para discutir as políticas públicas do setor, com palestras do professor Dr Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira, da UFRN, sobre a Ampliação da Política Nacional de Saúde Bucal”.

Depois teve a palestra "Valorização do Trabalhador de Saúde Bucal no SUS” com a Dra. Lisandra Ferreira de Lima, vice-presidente sindicato dos Odontologistas de Sergipe (SINODONTO/SE) e a palestra da Profa. Dra. Ana Larissa Fernandes de Holanda Soares, da Universidade Potiguar (UnP), sobre “Vigilância em Saúde Bucal”.

Ainda pela manhã aconteceram os debates com a mediação do professor  Dr. Luiz Roberto Augusto Noro, da UFRN, enquanto no período da tarde três grupos foram formados para discussão e apresentação de sugestões para o documento norteador de "Propostas da Odontologia para a Política Nacional de Saúde Bucal”.

No segundo dia do ciclo, na quinta-feira, pela manhã, a programação também foi para todas as categorias da odontologia com a palestra “Encantamento de Pacientes ” ministrada pelo cirurgião-dentista Dr. Bruno Trevisan Rosa, da Bahia.

No período da tarde, as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) participaram pela primeira da programação dos ciclos realizados pelo CRO-RN, com três palestras.

A primeira foi a “Acupuntura Aplicada à Odontologia” foi ministrada pela Dra. Patrícia Guerra, integrante da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CRO-RN, que falou sobre “Florais de Bach Aplicados à Odontologia”.

Depois veio o Dr. Nilson Genobie, professor e Coordenador do curso de pós-graduação em Acupuntura da ABA – Associação Brasileira de Acupuntura –, que abordou o tema “Acupuntura Aplicada à Odontologia”.

O professor e doutor José Endrigo Tinôco foi o terceiro palestrante da tarde e falou sobre os “Princípios de Laser em Odontologia”.

Após as palestras, aconteceu uma mesa redonda para discutir as “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, que foi mediada pela Dra. Maria do Socorro Medeiros Santos, presidente da Comissão das PICS/CRO-RN.

Na sexta-feira, encerrando o ciclo, pela manha, os cirurgiões-dentistas participaram do I Fórum de Harmonização Orofacial do Rio Grande do Norte, coordenado pelo Dr. Arcelino Farias Neto, conselheiro do CRO-RN e professor da UnP.

A Dra. Flaviana Zago Pelozzo, cirurgiã-dentista da USC/Bauru-SP, apresentou palestra sobre Harmonização Orofacial.

PROFISSIONAIS AUXILIARES

Para os TSBs e ASBs, a programação do ciclo contemplou com uma reunião nacional da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos em Odontologia (ANATO), que foi coordenada pelo Dr. Thales Jenner de Oliveira Falcão, conselheiro do CRO-RN e presidente da Comissão das  Profissões Técnicas e Auxiliares do Conselho.

A convidada da reunião foi a TSB Filomena Barros, do Distrito Federal, presidente da ANATO, o TSB Ângelo Barbosa de Sousa, diretor Administrativo do Sindicato dos Auxiliares em Saúde Bucal do Piauí (SINTASB-PI) e advogado do SINTASB-RN em fase de criação. 

Para os Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária, a programação do ciclo reservou uma palestra com o cirurgião-dentista Rubens Barros de Azevedo, que abordou o “Inter-relacionamento Dentistas e Protéticos”.

Este ano, o ciclo contou uma programação Cultural com apresentações de artistas da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (APVA/RN).

No início, intervalo ou no fim das palestras os artistas fizeram suas performances declamando poesias, cantando e atuando.

ATENDIMENTO DO CRO-RN

Durante o evento o conselho contou um atendimento direto aos profissionais de odontologia com seus funcionários Ana Karina Regis, Damião Rocha, Francisco Damião Alves e Sonia Maria da Silva fazendo atualizações cadastrais, emitindo boletos e prestando informações e resolvendo algumas pendências.

Segundo Ana Karina, auxiliar Administrativo, nos dois primeiros dias do ciclo foram emitidos 36 boletos diversos, feitas 198 atualizações cadastrais, atendidas duas solicitações de carteiras e três CDs Provisórios estavam com inscrições vencidas. “No último dia, sexta-feira, fizemos 38 atualizações cadastrais e emitimos 4 boletos”, explicou a funcionária do CRO-RN.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias