CRO-RN: anuidades de 2019 têm os mesmos valores de 2017

As anuidades para 2019 para os cirurgiões-dentistas, auxiliares (Pessoa Física) e empresas (Pessoa Jurídica) não tiveram reajuste, segundo  DECISÃO CFO-44/2018, que fixa os valores das anuidades e taxas para o exercício deste ano e dá outras providências. (Clique aqui para ler na integra a decisão e as tabelas de valores das anuidades).

Os valores continuam os mesmos de 2017, ou seja, no caso dos cirurgiões-dentistas com data de deferimento da primeira inscrição até 31 de dezembro de 2016, pelo CRO, o valor é de R$ 453,16 para pagamento até o dia 31 de janeiro de 2019.

Já os pagamentos de 1 de fevereiro a 29 de março de 2019 o valor fixado fica em R$ 503,52.

A manutenção dos mesmos valores de 2017 foi decidida pela Assembleia Conjunta do CFO com os presidentes dos conselhos regionais, realizada no dia 31 de agosto de 2018, que foi ratificada pela Decisão CFO nº 45 de 22 de novembro de 2017;

Para pagamento em cota única, até o dia 31 de janeiro de 2019, ficou decidido um desconto de 10% sobre o valor da anuidade fixado para o mês de março de 2019, sendo vedado o parcelamento destes valores.

Comparando as anuidades da categoria odontológica com outras sete categorias profissionais (como advogados, médicos, engenheiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, médico veterinário e enfermeiros), os cirurgiões-dentistas estão em sétimo lugar em valores. Os advogados têm as maiores anuidades e os enfermeiros as menores.

Cada autarquia tem sua política de parcelamentos e descontos sobre as anuidades, que podem variar de 5% a 15% sobre valores a serem pagos em janeiro e março.

Veja Quadro abaixo:

ANUIDADES DE PROFISSIONAIS E SEUS RESPECTIVOS CONSELHOS

Instituição                                 Profissionais                                  Valor da Anuidade 2019

1) OAB-RN                                   Advogado                                                      R$ 870,00 -

2) CRM-RN                                  Médicos                                                         R$ 750,00

3) CREA-RN                                Engenheiros                                                 R$ 558,76

4) CREFITO1-RN                       Fisioterapeuta/Terapeuta Ocupacional   R$ 492,00

5) CRF-RN                                  Farmacêutico                                                R$ 543,08

6) CRMV-RN                               Médico Veterinário                                       R$ 510,00

7) CRO-RN                                  Cirurgião-dentista                                       R$ 453,16

8) COREN-RN                           Enfermeiro                                                     R$ 305,63