2. Artigos

Uma visita ao Memorial do Conselho Regional de Medicina do RN

Por iniciativa do presidente do Conselho Regional de Odontologia, CD Glaucio de Morais e Silva e com o apoio do CD Lenilson Carvalho, membro do conselho curador, um grupo de cirurgiões-dentistas visitou o memorial do CRM-RN (Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte) e deparou com um belo e interessante acervo da medicina potiguar. Uma obra que mantém viva a história da medicina do nosso Estado.

Da esquerda para direita: Marcos Paiva.Lenilson Carvalho, Glaucio Morais, Roberto Carlos Fonseca(Administrador do Memorial),Murilo Barros e Givaldo Soares.

Da esquerda para a direita: Marcos Paiva.Lenilson Carvalho, Glaucio Morais, Roberto Carlos Fonseca(Administrador do Memorial),Murilo Barros e Givaldo Soares.

Não temos conhecimentos de outros memoriais, mas, pela organização e acervo histórico, o do nosso estado pode ser um dos melhores do Brasil.

Ali está a vida e a memória dos principais médicos que exerceram a profissão com ética e dignidade. Agora são reconhecidas pela sociedade.

Esta obra deveria ser melhor divulgada e colocada no roteiro turístico do Rio Grande do Norte.

No acervo histórico estão peças, fotografias e objetos que pertenceram aos homenageados.

Um destaque para o coração do médico Onofre Lopes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que também da o nome ao hospital Universitário situado na capital potiguar. Conservado em uma redoma de vidro, o coração está exposto para visitação em uma sala especial. Peça doada por iniciativado seu filho Dr. Onofre Júnior, num gesto de grande significado humano e histórico.

O memorial, criado em 1998, com ideia do Dr. Rubens Santos, teve o apoio da administração do médico Neumam Macedo e do Dr. OLimpio Maciel, além de muitos outros médicos.

O administrador do memorial é o Sr. Roberto Carlos Fonseca, que cuida do acervo com toda dedicação e conhece a história da Medicina do Rio Grande do Norte profundamente.

Dentro do memorial existe um projeto que mantém viva a memória da medicina potiguar. Por meio de entrevistas, médicos de renome contam sua historia e consequentemente a historia da medicina de nosso Estado. As entrevistas são arquivadas e passam a fazer parte do acervo.

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte parabeniza o Conselho Regional de Medicina pelo expressivo valor do seu memorial, que engrandece o Rio Grande do Norte.

A visita ao memorial contou com a presença do presidente CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, Givaldo Soares, Lenilson de Carvalho, Marcos Paiva, o médico Murilo Barros e o jornalista Paulo Francisco, assessor de Imprensa do Conselho.

O CRM-RN fica situado na Av. Rio Branco, 398, Centro, Natal- RN, telefone 4006-5333. O memorial ocupa uma ala especial do prédio do Conselho e  sua visitação pode ser agendada pelo telefone.

Autor: Givaldo Soares, cirurgião-dentista

Gilvado Soares